Três razões pelas quais o processo sucessório na empresa familiar pode ser desafiador

Ferran Fisas, na sessão “NextGen: realidade e desafio da mudança geracional“, apresentou diferentes caminhos que são comuns às empresas familiares quando abordam a sucessão. Quando este processo faz parte do planeamento baseado na conciliação dos diferentes critérios do grupo familiar e numa visão comum do futuro, os resultados podem ser muito satisfatórios no entanto, a sucessão pode ser apresentada como um passo forçado face a um imprevisto. Independentemente do cenário, essa transferência geracional é um processo central para a preservação do legado familiar e, neste texto, compartilha-se três razões pelas quais pode ser um processo desafiador.

O diferente origina resistência. A rejeição à mudança, muitas vezes, começa com a rejeição ao diferente, ao desconhecido, à nossa perceção de que a situação em que nos encontramos não corresponde ao esperado. Incorporar as gerações sucessoras na empresa familiar, que decidiram crescer e assumir desafios no seu negócio, requer que os novos membros tenham a experiência, a capacidade e as habilidades necessárias para essa função. Com esse intuito, é essencial conviver com a complexidade das emoções e expectativas destas empresas e conseguir adaptar a novas condições.

No entanto, encontramos empresas familiares que, perante a necessidade de se adaptarem a um novo ambiente, respondem conforme as suas experiências e paradigmas passados, em vez de responderem de forma diferente. Este cenário é análogo às situações vividas pelos novos membros quando propõem novas iniciativas. Devemos ter presente que grandes mudanças sempre andaram de mãos dadas com aqueles que ousam pensar diferente e agir para isso. É claro que isso tem um impacto no desenvolvimento da capacidade de inovação, por isso devemos ter cuidado com o desejar ficar “longe do estranho” criando um status quo.

Idealizamos o nosso grupo familiar.  Assumir que a inspiração dos fundadores estará presente indefinidamente, promove paradigmas, podendo criar histórias, por vezes modificadas ou distorcidas pela ação do tempo, que podem bloquear ou atrasar o crescimento e a adaptação da empresa familiar. Conhecer e difundir a história da família na sua própria realidade fortalece a identidade do grupo e, a partir dela, define valores como alicerces sobre os quais a história da família pode ter apoio, conduzindo o grupo familiar para um horizonte comum. Quando os valores fazem parte das ações dos indivíduos, há compromisso e sentimento de pertença. Definir o papel da geração que se junta à empresa familiar, seja na operação ou como acionista dos órgãos sociais, proporciona maior clareza ao propósito que cada um cumpre dentro do projeto familiar.

Cada geração tem o seu papel.  A evolução faz parte do processo de preservação do legado familiar, pelo que não existe uma geração perfeita que cumpra todos os requisitos que compõem as expectativas quanto ao seu desempenho. Isto significa haver espaço para crescer, melhorar e, em última análise, evoluir. O ambiente que permitiu à geração fundadora construir um negócio não será o mesmo da geração sucessora. Quem se juntar à empresa familiar será influenciado pelas condições e desafios colocados pela sua realidade. Daí a importância de desenvolver um planeamento de processos sucessórios que tenha linhas estratégicas que permitam a cada geração fazer os ajustes necessários no futuro, alinhando os seus esforços e assumindo a correspondente tomada de decisão no presente.

A liderança e generosidade da geração fundadora, com as competências e capacidade de inovação da nova geração, são fatores que produzem sinergia para o alcance dos objetivos que pretendem alcançar. O planeamento sucessório na empresa familiar fornece a estrutura e as ferramentas necessárias para garantir que os esforços de todos sejam alinhados e mais eficientes, num mundo que muda a taxas cada vez mais rápidas.

Este artigo foi desenvolvido com base no encontro no webinar “NextGen: realidade e desafio da mudança geracional” com Ferran Fisas, que além de consultor para empresas familiares, é apaixonado pelo desenvolvimento de talentos e pertence a uma empresa familiar bicentenária.

 

Artigo de Guillermo Salazar. Sócio-gerente da Exaudi Family Business Consulting®.

 

Tags: , , , , , , , , , ,