Ligue-nos para (+351) 224 015 725 ou envie-nos um email para antonio.costa@efconsulting.pt
Redes Sociais:

Famílias

  • Planos de Sucessão
  • Assembleia de Família
  • Resolução de Conflitos
  • Protocolo Familiar
  • Reuniões Personalizadas
  • Conselho de Família

O tempo tem algo de fantástico – é uma inevitabilidade que causa um contínuo e natural impacto nas pessoas. A convivência com esta realidade pode ser assumida de duas distintas formas:

  • Esquecer e deixar acontecer
  • Planear e preparar para o que vai acontecer.

A continuidade das empresas familiares está muito associada à atitude com que se enfrente as distintas sucessões: da propriedade, da liderança e de funções chaves desempenhadas na Empresa e na Família.

Um papel crucial das atuais gerações é preparar as seguintes para assumirem possíveis papéis neste desenrolar dos acontecimentos – todos devem assumir que possuem em mãos um legado ao qual devem dar o destino mais desejado: a continuidade do património na posse da Família e a coesão desta em torno da Empresa.

Já pensou em desenvolver um adequado Plano de Sucessão?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

É essencial a uma Família Empresária separar adequadamente o tratamento e abordagem dos temas mais empresariais dos temas exclusivamente familiares.

Se existe algo a evitar é a utilização dos eventos típicos da Família (almoços periódicos, de aniversário, fins de semana, etc.) para abordar questões associadas à empresa. Para este fim, deve-se recorrer à  Assembleia de Família: órgão que congrega todos os elementos da Família Empresária – sejam eles consanguíneos ou cônjuges ou equiparados, detentores ou não de participações na empresa, de maior ou menor idade. Independentemente destas suas caraterísticas, a sua ligação à Família Empresária pode e deve ser devidamente gerida.

Tal como a Assembleia de Acionistas ou de Sócios da empresa, este órgão deve reunir pelo menos uma vez por ano para que os seus membros tenham conhecimento direto de assuntos como:

  • dos desenvolvimentos históricos e futuros da empresa;
  • das necessidades e oportunidades para pessoas exercerem funções específicas;
  • política de investimentos; etc.

É também o local ideal para desenvolver dinâmicas associadas à integração e coesão familiar, ajustadas a todo o topo de idades, que podem ir desde momentos lúdicos a pequenas sessões formativas em áreas tão diversas como o que é ser acionista, trabalho em equipe, falar em público, etc.

Já pensou em implementar ou dinamizar uma Assembleia de Família?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

O crescimento dos filhos e a sua natural formação e crescente afirmação pessoal e o incremento do número de membros da família, com assunção de novos valores, cria uma envolvente propícia à geração de distintas posições. Esta diversidade pode ser muito positiva, pelas novidades geradas, mas também pode ser uma fonte de geração de conflitos.

Não podendo ser totalmente evitados, o seu impacto pode ser minimizado desde que exista uma preparação para os enfrentar e ultrapassar. A sua ocorrência é uma inevitabilidade, pelo que o ideal é estar preparado e assumir que será uma excelente oportunidade de evolução.

Já pensou em recorrer a técnicas e apoio na resolução dos seus Conflitos?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

Protocolo Familiar uma marca registada da efconsulting

Protocolo Familiar uma marca registada da efconsulting

Protocolo Familiar é um acordo consensual entre todos os membros da Família Empresária, proprietários atuais ou potenciais, reduzido a escrito e que fixa o modelo de gestão da Empresa, da Família Empresária e o que deve ser oguia de conduta da Família relativamente à Empresa e desta em relação à Família.

Na prática, e de grande relevância, é um processo no decorrer do qual os participantes definem qual deve ser o modelo de governo do grupo empresarial, o modelo de manutenção do património na família e o modelo gestão da Família empresária e da sua relação com o grupo empresarial, o que implicará três grandes áreas abordagem:

  • Atividade empresarial,
  • Propriedade,
  • União da Família (em torno da atividade empresarial).

Assume-se assim como um processo de aprendizagem, reflexão e decisão, pelo que deve ser visto como um tempo estruturado, de diálogo e consenso, no qual os diferentes membros da família constroem e definem qual deve ser o futuro do grupo e da família empresária.

Este futuro implica três áreas de atuação:

  • Estrutura, funcionamento e passagem de testemunho da empresa,
  • Estrutura, gestão e transmissibilidade da propriedade,
  • Estrutura e modelo de união da Família (em torno da empresa ou mais lato e abrangente à própria família)

O Protocolo Familiar assume-se como a Constituição da Família.

Já pensou em conceber e implementar um Protocolo de Governo Empresarial Familiar?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

Como cada Família é distinta e possui particularidades que devem ser analisadas de forma individualizada, o ideal é agendar uma reunião para abordar de forma personalizada e confidencial as suas especificidades.

Contacte-nos que teremos todo o prazer em reunir, escutar e aconselhar.

 

Já pensou em apresentar as suas preocupações ligadas à sua Família Empresária?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

Com a evolução do tempo e o crescimento da Família a propriedade da empresa fraciona-se entre diferentes ramos da mesma família original. Esta situação leva a uma diluição do capital entre um número relativamente elevado de proprietários com participações distintas, o que facilmente poderá produzir tensões derivadas de desacordos relativos uma diversidade de motivos válidos:

  • a política de dividendos,
  • o acesso a postos de trabalho na empresa,
  • a liderança da empresa familiar,
  • investimentos e endividamento
  • a possibilidade de alienar uma parte do capital;
  • a avaliação e preço de venda de uma posição;

Do mesmo modo que a profissionalização da empresa torna necessário, por um lado, a qualificação dos seus órgãos e estruturas de governo, a profissionalização da Família exigirá atuações muito similares, quase paralelas.

A Família deve ser dotada dos seus próprios órgãos de governo, que ajudem à sua “profissionalização” e lhe acrescentem um caráter de planificação a longo prazo no que se refere à sua relação (à dos seus membros) com a empresa familiar.

O principal órgão de governo sobre o qual se sustentará esta profissionalização da Família é o Conselho de Família: um conjunto de familiares que representa e atua como órgão gestor da Família, para que os interesses particulares de todos possam ser tidos em consideração, mas as atuações e decisões finais respondam ao interesse da maioria.

As suas atribuições são definidas no Protocolo Familiar, sendo que assume um importante papel na comunicação (ou amortizador) entre a Família e a Empresa.

Já pensou em implementar ou dinamizar um Conselho de Família?

A efconsulting é especialista nesta área. Consulte-nos.

Tem uma Empresa Familiar? Saiba o que podemos fazer por si.

Serviços