A Inteligência Artificial (IA) é um desafio muito interessante para as gerações familiares mais novas e um incentivo extra para intervirem de forma mais célere nas empresas familiares.

A IA é uma área em profícuo desenvolvimento neste século XXI, tendo surgido na ficção:

  • em 2001, o filme de Steven Spielberg “AI – Artificial Intelligence” falava da possibilidade de criação de máquinas com sentimentos;
  • em 2009, “Avatar“, de James Cameron, relatava sobre os colonizadores humanos (da lua Pandora) e os Na’vi, nativos humanoides, que entram em guerra pelos recursos do planeta e pela continuação da existência da espécie nativa. “Avatar” refere-se aos corpos híbridos feitos a partir do ADN misturado de humanos e Na’vi, criados por um grupo de cientistas através de engenharia genética (com nova saga em 2022 “Avatar: The Way of Water”).

 

e mesmo no ambiente dos negócios:

  • o primeiro advogado robô do mundo, criado pela startup DoNotPay, está prestes a fazer história ao estrear-se em tribunal, neste mês de fevereiro, ao defender o seu primeiro cliente (o chatbot interagirá com o réu, por meio de auscultadores no ouvido, que concordou em dizer apenas o que este indicar).
  • a Yokoy, é uma empresa que disponibiliza uma plataforma, baseada em IA, que trata os gastos empresariais de forma integrada e total (desde a gestão de contas e gastos com fornecedores até a gestão dos cartões inteligentes da empresa).

 

A Yokoy, nasceu em 2019, com 4 fundadores. Desde então passou de zero a 250 funcionários e possui mais de 500 clientes em 60 países.

“As pessoas adoram ouvir histórias de empreendedores que têm um sonho, encontram um problema para resolver e abrem um negócio. Foi exatamente o que aconteceu comigo, e tudo baseado em IA.”

Philippe Sahli, cofundador e CEO da Yokoy

O IESE, Barcelona, apresentou recentemente um vídeo de 2 min, que aconselho a assistir, e sintetizo em: “That’s the future. Us together.” (É o futuro, nós – avatares – em conjunto com as pessoas).

 

 

IA, ChatGPT, DALL-e, chatbot, … são termos que rapidamente integram o mundo dos negócios, pelo que as empresas tem de se preparar para as dominar.

Como estão, ou vão, as empresas familiares, integrar esta nova realidade nos seus negócios?

Um excelente repto e um fantástico desafio para os atuais líderes interessarem, envolverem e captarem as gerações mais novas para, rapidamente, se envolverem nos negócios da família para os levaram à próxima etapa da longevidade desejada.

 

PS – a imagem principal deste artigo foi gerada pelo DALL·E, ao qual solicitei uma representação da IA baseada no estilo de Salvador Dalí.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,