A Constituição da Família ou o Protocolo Familiar. Acordos para perpetuar a empresa familiar e a família empresária®

Se é membro de uma família empresária® deve ler este artigo e complementar a mesma com o próprio livro.

Ele tem por objetivo auxiliar a “profissionalizar” a família empresária®; ie, considerar que a mesma é um stakeholder fundamental e diferenciador do ecossistema empresa familiar e, como tal, deve ser devidamente considerado e regulado de forma a minimizar os efeitos nocivos e potenciar ao máximo as suas valias.

Este é mais um dos livros, do conjunto de outras publicações que serão analisadas, da coleção “Family Business Leadership Series” – indispensável a quem se interessa pelo mundo das empresas familiares e das famílias empresárias® .

Título original: “The Family Constitution. Agreaments to Secure and Perpetuate Your Family and Business

 

Temas principais

  • O que Molda um Acordo Familiar
  • Objetivos do Acordo Familiar
  • Os conteúdos dos Acordos Familiares
  • O Processo é o Mais Importante
  • Categorias de Acordos Familiares
  • Condições para o Sucesso do Desenvolvimento de Acordos Familiares.

 

Síntese dos temas abordados

  1. O que Molda um Acordo Familiar: A orientação da propriedade quanto ao sentimento do que deve ser considerado prioritário – a família ou a empresa – é o principal influenciador da linha de desenvolvimento do protocolo familiar.
  2. Objetivos do Acordo Familiar: O propósito do protocolo familiar suporta-se nas perspetivas de desenvolvimento de sucesso da empresa, em manter a unidade e o compromisso e reforçar a força da família como uma família.
  3. Os conteúdos dos Acordos Familiares: As grandes temáticas de abordagem estão relacionadas com os valores e as crenças da família, com os princípios e as normas de gestão de familiares a trabalhar na empresa, as dinâmicas acionistas e os modelos de governo da empresa e da família.
  4. O Processo é o Mais Importante: mais do que os próprios conteúdos dos acordos, o processo de consciencialização e participação na sua construção é o fator mais impactante para o sucesso de um protocolo familiar.
  5. Categorias de Acordos Familiares: identificam-se quatro grandes tipologias de acordos: declaração familiar, protocolo familiar, contrato de acionistas e constituição familiar.
  6. Condições para o Sucesso do Desenvolvimento de Acordos Familiares: ser assinado por todos (ou a maioria), os conteúdos serem de qualidade e implementáveis e catalisadores de mudança.

 

Sinopse

1. O que Molda um Acordo Familiar

  • A família é prioritária: foco na família; regras flexíveis; sucinto; aplicação suportada na autoridade moral; o processo é muito relevante e influenciador. Principal output: A constituição da Família.
  • A empresa é prioritária: foco na empresa e na sua posse; regras rígidas; detalhado; aplicação suportada na autoridade legal; o conteúdo é detalhado e completo. Principal output: Protocolo Familiar ou Contrato de Proprietários (acionistas).

 

2. Objetivos do Acordo Familiar

  • Apoiar o desenvolvimento de sucesso da empresa: desenvolver um modelo de governo e de liderança adequado aos objetivos dos acionistas e desenhar o seu processo de sucessão.
  • Manter a unidade e o compromisso: atender às dinâmicas (transformações) da sucessão na propriedade e da geração de dividendos (rendimentos).
  • Reforçar a força da família como uma família: criar dinâmicas para partilhar os valores e promover a união, formar os seus membros para saber ser um bom acionista, um bom trabalhador, um bom gestor ou somente um entusiasta membro familiar.

 

3. Os conteúdos dos Acordos Familiares

Em termos globais são considerados as seguintes grandes áreas de atuação:

  • Introdução: objetivos e conceitos essenciais
  • Valores e crenças da família: valores como família e como empresa familiar e a visão da propriedade e do negócio
  • Princípios e normas relacionados com: a gestão de familiares a trabalhar na empresa, a posse e alterações acionistas, modelo de governo da empresa e da família e seu funcionamento – pessoas, reuniões, votos, sucessão, … -, normas de conduta na empresa e no exterior, condições para alteração dos acordos – periodicidade, regras, sistema de aprovação.

 

4. O Processo é o Mais Importante
O desenvolvimento de um protocolo familiar é um processo faseado e iterativo que, globalmente, considera 5 fases:

  • Iniciação: definir quem deve participar e explicar o processo e os seus objetivos.
  • Formulação: desenvolver o processo de formação relacionado com os conceitos, formulação de opiniões individuais e por grupos de interesse e construção de consensos.
  • Aprovação: sistema de aprovação dos acordos alcançados.
  • Implementação: se não se implementar o acordo acaba por ser somente um exercício teórico, no qual se despendeu recursos e criaram expectativas que vão sair frustradas, pelo que é essencial palnear a sua concretização.
  • Revisão: um acordo é definido num contexto que com o tempo e com a prática da implementação pode implicar necessidades de ajustes. De forma pontual, em condições previamente definidas, e de forma periódica (5 ou 10 anos) deve ser ponderada a revisão do protocolo familiar.

 

5. Categorias de Acordos Familiares

  • Declaração Familiar: foca-se na família enquanto família e respetivos valores e nos princípios associados ao trabalho de familiares, à gestão da empresa e à sua propriedade.
  • Protocolo Familiar: foca-se mais na empresa e interação com a família e na definição clara de normas.
  • Contrato de Acionistas: foca-se em normas muito claras relativas à atuação enquanto acionistas da empresa, nomeadamente em operações de capital, dividendos, nomeação dos gestores e formas de chegar a acordos e resolução de diferendos.
  • Constituição Familiar: foca-se na articulação global das práticas de governo e das normas da família de todos os órgãos existentes.

 

6. Condições para o Sucesso do Desenvolvimento de Acordos Familiares

  • Assinado por todos: um compromisso formal auxilia na adoção e atuações dos participantes.
  • Conteúdos de qualidade: se os acordos não focam os pontos essenciais da empresa familiar, quando estes surgirem pode-se ser confrontado com divergências impactantes.
  • Catalisador de mudança: se não se implementa o que foi acordado perde-se a oportunidade e a legitimidade de alcançar os objetivos estabelecidos.

 

Alguns dos conteúdos referenciados podem ser identificados nas palavras de Fernando Guedes relativamente à sua família e à Sogrape.

 

Na Sogrape fazemos amigos antes de fazer negócios”, era a máxima de Fernando Van Zeller Guedes, um dos fundadores, em 1942, da atual Sogrape.

Fernando da Cunha Guedes, filho e atual presidente do grupo, salienta que o que mais deseja é assegurar a continuidade do projeto nas gerações futuras. Tarefa nada simplificada, quando “os assédios de venda são permanentes e constantes”, mas assegurada por uma posição uníssona dos irmãos: “a Sogrape não está à venda.”

Para assegurar a continuidade desta vontade, os pais e os três irmãos promoveram o desenvolvimento de um protocolo familiar em meados da primeira década deste século.

Em 2019, estavam numa fase de “trazer as novas gerações ao protocolo, para perceber se se identificam com ele ou se é preciso atualizar algumas matérias. Por exemplo, o protocolo exige que se tenha experiência profissional relevante fora antes de poder entrar na Sogrape.”

(Fonte: https://executivedigest.sapo.pt/o-sonho-de-querer-ser-a-mais-bem-sucedida-do-mundo/ 2019/10/11)

Desafios para reflexão

  • A nossa empresa e família têm consciência da importância de possuir um acordo familiar?
  • O que podemos ganhar (ou perder) com ao desenvolvimento de um protocolo familiar?
  • Porque é que continuamos a adiar este desafio de profissionalizar a nossa empresa familiar e a nossa família empresária®?

 

Mais artigos relacionados com o Protocolo Familiar e a Família Empresária®

O Autor: Daniela Montemerlo

  • Professora de Gestão e Empresa Familiar na Università dell’Insubria e de Gestão Estratégica e Empresas Familiares na Università Bocconi.
  • Para além do livro The Family Constitution, em coautoria com John L. Ward, escreveu também o “Continuità generazionale e accordi familiari” e diversos artigos publicados em jornais e revistas científicas.
  • As suas atividades de investigação focam-se nas empresas familiares e corporate governance.

 

Principais fontes e fotografias ou imagens

e família empresária® são marca registadas da EmFaconsulting .

Tags: , , , , , , ,