sirmafFundada em 1989, a SIRMAF desenvolve a sua atividade na construção de máquinas especiais, reconstrução e reconversão e venda de peças e componentes. Esta empresa familiar de Coimbra tem vindo a prestar serviços para diversos setores, com destaque para as indústrias automóvel, electrónica, alimentar e farmacêutica, entre outras.

O negócio começou pela especialização na reconstrução de máquinas ferramenta convencionais, bem como pela venda de rolamentos especiais e de precisão e venda de órgãos para máquinas. No entanto, identificando uma nova oportunidade no mercado, a empresa apostou na concepção de equipamentos que possibilitassem a optimização do rendimento de máquinas já existentes, evitando o seu obsoletismo através da reconversão.

Sedeada no Parque Industrial de Taveiro, a empresa é ainda hoje liderada pelo seu fundador, Belarmino Azevedo, que sempre teve presente a ideia de continuidade da família na gestão da empresa. “Sempre foi um aspeto muito importante para mim”, referiu o empresário recentemente.

Desde cedo que os dois filhos de Belarmino começaram a acompanhar o pai na liderança do negócio. “Aos 13 anos, a minha filha já ajudava a tratar das faturas e orçamentos e o meu filho, com 15 anos tratava de lavar peças”, contou o empresário, orgulhoso com o facto de o seu neto ter começado a frequentar a empresa com 12 meses.

Porém, para Belarmino Azevedo não bastou que os filhos marcassem presença. Era preciso aferir da sua capacidade para executar um cargo de gestão. “Eu acredito muito no mérito e na consciência. No caso dos meus filhos, eu estive muito atento a perceber se havia ou não competência”, assumiu o empresário.

Hoje os filhos acompanham o pai na liderança da SIRMAF e foi desenvolvido um Protocolo Familiar

Protocolo Familiar uma marca registada da efconsulting

Protocolo Familiar uma marca registada da efconsulting

para definir as regras de atuação da empresa. “É algo que foi pensado há já uma dezena de anos e é de muita utilidade”, referiu o presidente da empresa, otimista em relação ao futuro. “Estou descansado, mas atento”.

 

Artigo integrado no âmbito da conferência“Protocolo Familiar: O acordo de família e os instrumentos jurídicos de suporte”de que a efconsulting é coorganizadora, e decorre no Europarque de Santa Maria da Feira no dia 3 de março de 2016

 

 

Tags: , , , , ,