É muito provável que nunca tenha ouvido falar desta empresa. Mas a Grafopel é a responsável por trazer para Portugal grande parte do equipamento que a indústria gráfica necessita para imprimir e fazer o acabamento de livros, revistas, folhetos, embalagens e rótulos. É por via desta empresa familiar portuguesa com mais de 50 anos, que são, a título de exemplo, impressas a maioria das etiquetas do grupo Inditex, as embalagens Happy Meal do McDonald’s, os livros do Harry Potter, os packs de iogurtes da Danone e os folhetos do Continente, e várias revistas e jornais.

É a partir das suas instalações em Matosinhos, e da filial em Sintra, que a Família Monteiro conduz o negócio. Augusto Monteiro, patriarca da família, começou a trabalhar aos 11 anos numa litografia em Vila Nova de Gaia, transitando mais tarde para a empresa Manuel Reis Morais & Irmão, fornecedor de equipamento gráfico. Aos 37 anos decidiu abrir um negócio por conta própria e fundou a Grafopel.

Hoje com 87 anos, Augusto Monteiro vai diariamente à empresa, mas são já os seus quatro filhos que conduzem os destinos de um negócio que atualmente conta com 50 postos de trabalho e tem uma rede de clientes em todo o país, incluindo as ilhas, ocupando uma quota de mercado superior a 60% no universo das artes gráficas.

O protocolo familiar foi constituído em janeiro de 2008, pelo que as competências e os cargos atribuídos a cada filho são bem explícitos.

A exportação é um caminho percorrido por esta empresa familiar há vários anos representando já cerca de 45% do volume de faturação, sendo os continentes africano e asiático os principais mercados.

Para Paulo Monteiro, Presidente Executivo da Grafopel, a longevidade do negócio deve-se, entre outros aspectos, ao facto de “a empresa nunca ter deixado de investir nem de acreditar”. De olhos postos no futuro, “consolidar” é a palavra de ordem. “A curto e médio prazo vamos aumentar o portefólio de produtos e apostar em novas áreas de negócio que estão indiretamente ligadas às artes gráficas e a longo prazo temos como objetivo exportar para novos mercados”, explica.

Protocolo familiar preparou sucessão

Na Grafopel, onde os quatro irmãos, o pai e a mãe fazem parte da sociedade desde 1995, foi adotado, em 2008, um protocolo familiar. O documento define os direitos e deveres de cada elemento da família na sua relação com a empresa, quer trabalhem nela ou não. Atualmente, o filho mais velho, José Monteiro, é responsável pela área comercial; Rui Monteiro tem a seu cargo a área financeira; Graça Monteiro é responsável pela filial de Lisboa; e Paulo Monteiro, o mais novo, é o CEO. O patriarca ainda vai todos os dias à empresa e faz questão de se manter ativo.

 

Publicado no “Especial Empresas Familiares” do Jornal de Notícias de 2014/07/07 integrado no âmbito da conferência “A Sucessão da Liderança na Empresa Familiar”

 

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