A AIMMAP levou a efeito, no passado dia 10 de novembro, uma conferência para empresários subordinada ao tema Sucessão da Propriedade em Empresas Familiares e Instrumentos Jurídicos de Suporte.

aimmap-conferencia-Rita Lobo XavierO referido evento contou como oradores com Rita Lobo Xavier, Doutorada em Direito Civil, Docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto e especialista em Direito das Sucessões, e aimmap-anc-2António Nogueira da Costa, CEO da EFConsulting, empresa especializada no apoio à Gestão e Sucessão em Empresas Familiares e responsável por diversas publicações neste âmbito.

Sendo certo que mais de 95% das empresas do setor metalúrgico e metalomecânico são PME e destas seguramente mais de 90% são empresas de cariz familiar, a temática analisada neste encontro revela-se da maior importância para a sustentabilidade do setor.

São conhecidos os estudos que apontam para o facto de apenas 30% das empresas sobreviverem à segunda geração e de somente 10% terem capacidade de ultrapassar a terceira geração. Ora estes números indicam o profundo impacto que o tema da passagem geracional da liderança e da propriedade tem sobre o mundo empresarial, no ambiente social em que se desenvolve a empresa familiar e seguramente na economia em geral.

aimmap-conferencia-2Os mais de trinta empresários presentes, para além de terem tido oportunidade de escutar as perspetivas jurídica e de gestão desta temática, participaram num animado e alargado debate em que foram abordadas as várias vertentes que lhe são inerentes, nomeadamente as questões relativas à transmissão sucessória, o regime de bens do casamento, as implicações das diferentes disposições dos pactos sociais ou a composição societária.

De salientar que a AIMMAP já há vários anos que tem vindo a desenvolver iniciativas no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares, pois considera essencial proporcionar aos empresários e às famílias empresárias todos os meios e ferramentas de apoio que possam ser disponibilizados por forma a garantir a sustentabilidade do negócio, a perenidade da empresa e a salvaguarda da família em torno do seu negócio.

Na conferência realizada foi dada particular relevância ao Gabinete de Apoio às Empresas Familiares (GAEF) que a AIMMAP criou e tem vindo a manter nos dois últimos anos. O GAEF tem como principal objetivo o aconselhamento pontual, a realização de diagnósticos e a prestação de serviços nas áreas de desenvolvimento de modelos de governo, na definição de mapas de competência, no estabelecimento de protocolos familiares, bem como no apoio à sucessão e na definição dos termos de transmissão de propriedade.

De referir ainda que, integrada no seu plano de atividades, a AIMMAP viu recentemente aprovada uma candidatura no âmbito do Portugal 2020 em que uma das medidas a implementar prende-se com a elaboração de um diagnóstico de tipificação e análise das empresas familiares do setor metalúrgico e metalomecânico português, a recolha dos principais desafios e constrangimentos suscitados neste âmbito e a conceção e partilha das melhores práticas e ferramentas de suporte.

Dada a pertinência e atualidade destas temáticas e a grande adesão verificada por parte dos empresários, a AIMMAP irá igualmente realizar em 2017 um conjunto de conferências que terão por objetivo principal reforçar na agenda do setor a questão da gestão e sucessão em empresas familiares.

 

Tags: , , , , , , ,