“As empresas, tal como as pessoas, mudam ao longo do seu crescimento. Em cada etapa requerem coisas diferentes e têm necessidades distintas tal como acontece com os seres humanos. Aos 16 anos as nossas preocupações são umas e aos 45 são outras. Neste percurso todos temos problemas”. A chamada de atenção foi deixada por Francisco Negreira del Río, CEO da empresa familiar Galuresa, ontem no Auditório da Coimbra Business School, na conferência “Modelos de bom governo na empresa familiar” na qual foi orador principal.

Para o consultor e professor especializado em empresas familiares, “o bom governo deve gerir estas mudanças e assegurar a capacidade e eficiência operativa do negócio no mercado” e, acima de tudo, “ter o foco no cliente, o atual e o futuro”. Até porque, sublinhou, “é uma questão de sobrevivência”.

No evento sobre a temática das “Empresas Familiares”, organizado por JN, TSF e EFConsulting, em parceria com a Citroën, o orador reconheceu que “as mudanças derivadas do crescimento são profundas, afetam toda a organização desde pessoas, funções diretivas, recursos, motivos das crises ou soluções diferentes em cada etapa”, sobretudo nos negócios de família. “As famílias proprietárias também mudam, o que afeta, e muito, as empresas”, registou.

Neste sentido, é preciso ter em linha de conta que “as mudanças na família e na estrutura da propriedade podem afetar a tomada de decisões e as relações a todos os níveis e romper o equilíbrio entre empresa e família”. Neste campo, defendeu, “~

Voltando à ideia de que é prioritária a orientação ao cliente atual e futuro, o orador elegeu três aspetos imprescindíveis que permitem alcançar esse desígnio: “separar o governo da gestão, não ter medo de ser diferente e apostar nos jovens”. Para Francisco Negreira del Río “os clientes não se preocupam com os problemas das empresas. São egoístas, livres, têm acesso a imensa informação e escolhas, querendo apenas satisfazer as suas necessidades”, pelo que, “necessitamos de um bom olfato e visão para perseguir o cliente que se move cada vez mais rápido”.

Apostar nos clientes do futuro

Na sua intervenção, o palestrante sublinhou a ideia de que “as empresas familiares que querem progredir têm de apostar nos jovens porque são eles os clientes do futuro. E isso significa formá-los, apostar neles muitos antes de terem sequer a ideia de querem trabalhar na empresa familiar. Isso significa incutir valores e torná-los acionistas mesmo que, mais tarde, não venham a trabalhar lá”.

Certo da importância desta linha orientadora, o especialista referiu ainda que “apostar nos mais jovens não é duvidar deles até terem 35 ou 40 anos e só nessa altura querer ouvi-los, é integrá-los e colocá-los a trabalhar na empresa”. Negreira del Río alertou ainda para a ideia de que “se vivermos de modo cómodo vamos ser ultrapassados por concorrentes, clientes e todo o mercado. Como tal, devemos assumir risco, bem calculado, para ter rentabilidade”.

rui antunesO presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, foi também um dos intervenientes e anfitrião do certame, referindo que aceitou “de imediato”, o desafio do JN, TSF e EFConsulting em acolher o evento. “Estamos numa escola de negócios, que foi a primeira em Coimbra, e que quer estar cada vez mais próxima das empresas e da economia portuguesa, sendo esta conferência um exemplo a este nível”.

No evento realizou-se ainda uma mesa redonda que contou com a participação de quatro empresários da região, tendo a moderação ficado a cargo do diretor da TSF, Paulo Baldaia. Depois das cidades da Maia, Viseu, Braga e Coimbra terem acolhido o ciclo de conferências “Empresas Familiares”, o próximo destino é Santa Maria da Feira, no dia 29 de janeiro. Esta, que será a última conferência, terá como mote “A gestão da família empresária e a sua relação com a empresa familiar”.

Publicado no Jornal de Notícias em 2015/11/27, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora, e que decorreu na Coimbra Business Scholl – ISCAC de Coimbra.

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