A completar 60 anos de existência, o Armazém dos Terceiros tem acumulado experiência no comércio de vestuário e distribuição grossista no norte do país. Para José Gomes, administrador da empresa, o êxito do negócio está associado à sua natureza familiar. “Ao trabalhar em algo que é seu, o gestor familiar é uma pessoa mais dedicada e empenhada. Por outro lado, a confiança entre familiares proporciona uma gestão mais dinâmica”.

A empresa está a preparar a entrada da terceira geração. “Fizemos uma reunião, ainda com o fundador presente, que estipulou as regras da operação. Estabelecemos também um limite de pessoas da família que podem entrar na empresa, sendo que antes terão de trabalhar fora. Estamos gerir esta dualidade família-empresa e a encarar o futuro com otimismo”, afirma.

Para José Gomes, cada caso é um caso, pelo que a nomeação de um líder externo à família é uma hipótese a considerar. “Tem de haver essa ponderação. Um administrador externo pode ajudar a manter a estabilidade familiar e evitar conflitos. Recrutar é sempre uma possibilidade a equacionar”, frisa.

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2015/10/29, integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora

Tags: , , , , , , , , , ,