A segunda conferência do ciclo “Empresas Familiares”, organizada pelo JN e TSF, em parceria com a EFConsulting e a Citroën, subordinada ao tema “A relação com os acionistas e a sucessão na Propriedade da Empresa Familiar”, que se realiza depois de amanhã, em Viseu, contará com a contribuição de empresários do distrito.

Na mesa redonda, que será moderada por David Pontes, subdiretor do JN, vão participar José Lopes Coelho (Vidis), Frederico Marques Rodrigues (Beira Nova) e Carlos Ferreira (AC Alfaiantes), bem como João Cotta, presidente do Conselho Empresarial da Região Centro.

Antes, será a vez dos oradores Rita Lobo Xavier, jurista especializada em Direito da Família e Direito das Sucessões, e António Nogueira da Costa, sócio fundador da EF Consulting e professor universitário com larga experiência no desenvolvimento de protocolos familiares, abordarem a temática da conferência.

ef conferencia Viseu

AC AlfaiatesFundada há cerca de 50 anos, esta empresa mantém viva, em Viseu, a arte da alfaiataria, já tão rara nos dias de hoje. A excelência na qualidade, a eficiência no serviço e o cunho pessoal são os valores pelos quais se rege a AC Alfaiates. Para além da cidade de Viriato, tem também lojas no Porto e Lisboa.

 

 

 

beiranova logoÉ a mais nova das empresas que marcarão presença na mesa redonda. Fundada nos finais do ano 2000, por António Rodrigues, esta empresa de referência familiar é especializado no processamento de pescado congelado, comercializando também produtos pré-cozinhados, marisco, carnes, legumes e bacalhau seco.

 

vidis logoO maior grupo de distribuição de bebidas do distrito foi fundado em 1991 e ao longo dos quase 24 anos de existência foi alargando a sua área de ação. Após alguns anos de laboração, a empresa-mãe, a Vidis, deu origem a outras duas: a Revidis (também vocacionada para a distribuição) e a Lodivis (direcionada para o transporte e logística).

 

PS de António Costa: Os detentores da propriedade duma empresa (sócios ou acionistas), enquanto o órgão com o maior poder sobre a mesma, possuem uma enorme responsabilidade que se reflete num conjunto de obrigações e de direitos.

Saber ser bom proprietário é um fator crucial para assegurar a continuidade da empresa nas mãos da família, pelo que a passagem do controlo às gerações deve ser um processo devidamente planeado e implementado ao longo do tempo recorrendo aos instrumentos jurídicos mais adequados.

Estes são os temas essenciais que serão apresentados e debatidos nesta conferência de Viseu.

 

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2014/09/30 integrado no âmbito da conferência “A relação com os Acionistas e Sucessão na Propriedade da Empresa Familiar”

Tags: , , , , , , ,