É já amanhã que se realiza, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, a conferência “A sucessão da liderança na Empresa Familiar”. António Nogueira da Costa, sócio da efconsulting, um dos promotores do evento, explica a importância das empresas familiares na economia portuguesa em entrevista ao JN.

– Qual a importância das empresas familiares na economia portuguesa?
Independentemente da representatividade, que aponta para valores entre 60 e 90% em diferentes países, a importância destas empresas é deveras significativa porque são responsáveis por um grande número de empregos, em especial fora das grandes cidades, são motores de dinamismo, possuem uma perspetiva de longo prazo, resistindo mais e despedindo menos. Além disso, em zonas geográficas menos interessantes, são das empresas que melhor persistem e empregam a maioria da mão de obra local.

– Como surgiu a ideia de organizar este evento?

Quando se fala de empresas familiares ainda existe o estigma de que são empresas com problemas, geridas de forma pouco profissional, onde ocorrem conflitos que podem destruir o negócio. Esta ideia está cada vez mais longe da realidade e merece ser dada a conhecer. São empresas excepcionais e resilientes que possuem desafios típicos, comuns à sua maioria, que podem ser evitados ou ultrapassados. Daí concebermos este conjunto de conferências.

– A quem se destina?
Estes assuntos acabam por ter reflexo em todas as pessoas que tenham interesse na continuidade futura das empresas familiares, pelo que se destina a membros de famílias empresárias que trabalhem ou não na mesma, sócios ou acionistas de negócios familiares, gestores e trabalhadores de empresas familiares, que não sendo da família, têm interesse no tema, assim como a empresas que sejam fornecedoras ou clientes de empresas familiares.

– Porque se realizará em diferentes cidades?

Como as empresas familiares estão espalhados por todo o país, consideramos que é positivo levar os debates a uma maior proximidade da sua localização geográfica, que não se limite a Porto e Lisboa. E como em cada cidade será focado um tema distinto, e complementar dos outros, isto também permite levar as pessoas de outras localidades a deslocarem-se e conhecerem outras realidades.

– Qual tem sido a recetividade das empresas a darem o seu testemunho?

Fruto do grande processo de disseminação da temática e do reconhecimento da importância e das empresas familiares enquanto exemplo de como se pode ultrapassar dificuldades internas ou externas, é cada vez mais recetivo encontrar empresários que estão disponíveis para testemunhar. Estes reconhecem que é uma forma de cooperar e auxiliar os pares a identificarem e a ultrapassarem desafios que, mais cedo ou mais tarde, vão ter de enfrentar.

– Podemos afirmar que os temas escolhidos para cada ciclo de conferência pretendem derrubar aqueles que são os principais mitos que envolvem as empresas familiares?

Mais do que mitos, diria que são alguns dos mais significativos desafios que as empresas familiares têm de enfrentar, que assim passam a estar identificados, o que é o primeiro passo para serem evitados, abordados e ultrapassados. Isto significa que assistir às cinco conferências é o mesmo que fazer uma excelente formação prática em gestão de empresas familiares, com testemunhos reais, sem paralelo em nenhuma universidade ou escola de negócios.

– A sucessão da liderança na empresa familiar é um problema que se coloca de modo mais acentuado em Portugal do que na Europa ou EUA, por exemplo?

Com o crescente nível de formação dos empresários, em especial as novas gerações – não esquecer que qualquer empresário familiar gosta e tem orgulho em investir no longo prazo, o que é o caso da formação dos filhos – é um desafio comum e igualitário a estes países.

– Que outros desafios têm as empresas familiares pela frente?

Os desafios mais típicos são os seguintes: o processo de sucessão de liderança e da propriedade, a gestão da família empresária, a gestão dos familiares na empresa e seus sistemas de remuneração, a passagem dos valores e integração de novas gerações, a união da família em torno do negócio e a profissionalização dos gestores com integração de membros independentes.

 

Publicado no “Especial Empresas Familiares” do Jornal de Notícias de 2014/07/08 integrado no âmbito da conferência “A Sucessão da Liderança na Empresa Familiar”

Tags: , , , , ,