A Área Metropolitana do Porto possui uma significativa dispersão das suas Empresas Familiares.

A dispersão geográfica das empresas familiares no norte do país, apresentou a Área Metropolitana do Porto como a NUTS III com a maior densidade destas sociedades (superior a 13 vezes à área do Alto Tâmega que possui a menor representatividade).

Estes dados obtidos no estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, também permitem analisar com maior detalhe o que se passa nos concelhos inseridos em cada uma das áreas. No caso da Área Metropolitana constatam-se também algumas concentrações:

  • O concelho com maior nº de empresas (Porto) possui quase tantas sociedades familiares como o acumulado dos 4 concelhos seguintes (Gaia, S. Maria da Feira, Matosinhos e Maia);
  • Os 5 maiores concelhos albergam 69% das empresas, em detrimento dos 31% sedeadas nos outros 12 concelhos.

Existindo diversos fatores que podem justificar estes aglomerados, nomeadamente as infraestruturas que facilitam as trocas comerciais e em especial as exportações, como são os portos de mar e o aeroporto, os investimentos nas vias rodoviárias no final do séc. XX facilitaram a o acesso a estes estruturantes e a fixação de muitos negócios familiares e das populações nos concelhos mais distantes, gerando benefícios para todas as partes interessadas.

Em 1928, José Carvalho da Silva fundou A Biseladora do Norte, na Rua Formosa no Porto. O filho, Flórido Carvalho, assumiu a continuidade do negócio em 1960, entregando o testemunho, 30 anos depois, aos netos do fundador – José Flórido e Fernando Carvalho.

A liderança das últimas décadas imprimiu um forte dinamismo à empresa:

  • Evolução tecnológica com máquinas para a transformação e moldagem do vidro;
  • Mudança de instalações para Vila Nova de Gaia, com consequente alargamento do espaço de trabalho, concentração da área de produção num espaço de 3.000 m2 e investimento em pontes rolantes e novos equipamentos;
  • Criação de um espaço de exposição e venda nas instalações onde nasceu, no centro do Porto.

A oferta de produtos assume uma grande amplitude – os vidros podem ir do extra claro ao lacado, do laminado ao neocerâmico – que é complementada com uma variedade de serviços de lapidação, foscagem ou furos, distribuição, montagem, etc.

A especialização e o contínuo investimento auguram uma perspetiva de futuro que permita entregar excelente legado à seguinte geração.

Temas para Reflexão:

  • Qual o principal motivo da localização da nossa empresa?
  • Que vantagens comparativas nos fornece o concelho onde a empresa está sedeada?
  • Uma deslocalização da empresa para concelhos limítrofes seria vantajosa?
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