As Empresas Familiares estão associadas à passagem de Ano e, como tal, fator de diferenciador reconhecimento positivo.

A noite de passagem de ano é um momento especial ao qual, pelo menos mentalmente, se associa uma fronteira entre um período que finda e o que se pretende seja um novo e melhor ano. Pensando-se nos bens e serviços que proporcionam às pessoas um período de várias horas, antes e depois das 12 badaladas, que se pretende memorável, pode-se vislumbrar algumas das muitas e fantásticas empresas familiares, através de um imediato exercício de associação.

Numa mesa proposta e apresentada pela Ourivesaria Tavares, da Póvoa do Varzim, onde não faltam os serviços de pratos e copos da Vista Alegre e Atlantis, do grupo Visabeira, bem rodeados dos talheres criados e produzidos em Guimarães, pelas mãos da Herdmar ou da Belo inox, que permitem apreciar uma das muitas receitas de bacalhau passíveis de ser degustadas e cujo 

peixe processado pela Riberalves ou pela Soguima.

Um prato destes merece ser bem harmonizado com um Barca Velha da Sogrape ou um da Ermelinda Freitas.

Não podendo faltar umas doces sobremesas, com o pão de ló de Margaride, ou o famigerado pão da rala, de Évora. Nesta noite saberá muito melhor um queijo Serra da Estrela, produzido por uma das muitas famílias empresárias, devidamente acompanhado de um vinho do porto da recém centenária Poças Junior.

Depois desta faustosa refeição, nada como um café Delta, da família Nabeiro, acompanhado de uma aguardente envelhecida por dezenas de anos na adega da Aveleda.

As pessoas, principais protagonistas desta ilustrada noite, apresentam-se elegantemente com vestidos e fatos de tecidos concebidos e produzidos na Riopele ou na Dielmar, fornecedores de marcas de grandes casas de moda de renome internacional, e cujas peças podem ter sido adquiridas na Fátima Mendes ou na Sacoor.

A deslocação para o local da ceia pode ter sido efetuada num das várias marcas automóveis controladas por grandes famílias europeias, que adquirem moldes na TJ Moldes da Marinha Grande e tecidos para os seus estofos na inovadora TMG.

Ao bater da meia noite comemora-se a chega do novo e esperado ano com um espumante Alvarinho, da Valados de Melgaço.

A estadia pode ser assegurada por um fantástico hotel do Grupo Pestana que proporcionará um merecido descanso numa cama com lençóis e almofadas da Lameirinho.

Certamente que ao ler estas linhas muitas outras associações ocorreram e certamente que em 2019 todos vamos desfrutar muitos milhares de produtos e serviços proporcionados pelas fantásticas empresas familiares.

Temas para Reflexão:

  • 2019 assistirá ao crescimento da família empresária?
  • 2019 será o ano para desenvolver um Protocolo Familiar?
  • 2019 será um fantástico ano para implementar um plano de sucessão da liderança?

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,