As Empresas Familiares contribuem significativamente para o PIB e o Emprego de qualquer região ou país onde se encontrem localizadas.

A geração de riqueza nas economias de mercado está sustentada em empresas privadas e na sua capacidade de serem competitivas e de disponibilizarem emprego.

As empresas familiares, ao representarem a maioria dessas sociedades, são assumidamente um fator crítico de desenvolvimento das regiões onde estão sedeadas, empregando e retendo as pessoas nas proximidades e assumindo-se como um motor das microeconomias locais: as pessoas necessitam de habitação, alimentos, vestuário, escolas, etc.

O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, agregou a sua base de dados de mais de quarenta mil empresas pelo nº de trabalhadores que empregam. Os resultados são deveras expressivos:

  • 81% possui até 10 empregados,
  • 16% entre 10 e 49 e
  • 3% mais de 50 colaboradores.

 

Esta tipificação das empresas familiares do Norte pode ser vista em distintas perspetivas. A da dimensão releva o facto de serem pequenas empresas, mas também o grande número, dispersas geograficamente por zonas menos favoráveis e que refletem as várias centenas de milhares de trabalhadores.

Por outro lado, a reduzida expressividade daquelas que empregam mais de 50 pessoas não é negligenciável, pois, aos atingirem as casas dos milhares, são responsáveis por uma expressividade muito relevante do número de empregos.

Um outro fator a considerar, é que muitas das grandes entidades recorrem à subcontratação de muitas de reduzida dimensão, o que também reflete a necessidade e importância desta diversidade de empresas.

A Lameirinho é uma empresa familiar fundada em 1948 por Joaquim Coelho Lima, que assume por Missão “Produzir e distribuir produtos de têxtil – lar que visam proporcionar ao consumidor final bem-estar, momentos especiais e experiências únicas.”

A atual Administração do grupo tem como Presidente o filho Albano Coelho Lima e inclui a participação e envolvimento dos seus filhos, o que permite intuir uma preparação para assegurar a continuidade no desenvolvimento e sustentabilidade deste grupo empresarial sedeado em Guimarães.

Chegar aos 70 anos de vida, num setor que muito tem evoluído nos últimos anos, foi possível suportando-se num posicionamento internacional do negócio (vende para os cinco continentes), a competir com uma aposta reforçada em inovação e design, para diferenciar as mais de 12 milhões de peças produzidas anualmente.

Uma faturação superior a €63 milhões, com a enorme expressão de exportação, e resultados líquidos na ordem dos €7 milhões, são indicadores que reforçam o dinamismo e a importância que a empresa têm no setor e contributo para a riqueza nacional e para a região em que se encontra inserida.

Um outro indicador da importância deste grupo familiar é refletido pelos seus quase 700 trabalhadores. Este significativo número de empregados, com uma grande maioria a viver nas áreas circundantes, posiciona a empresa como um expressivo interveniente na captação e retenção de pessoas fora das grandes cidades e da faixa litoral.

Temas para Reflexão:

  • Qual a posição da nossa empresa no setor empresarial em que está inserida?
  • A nossa relevância na área geográfica de implantação é um fator diferenciador para a empresa e a região?
  • Como podemos relevar e potenciar o nosso envolvimento com a envolvente local?

 

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