No âmbito do projeto RevitAgri – Parque Nacional Peneda Gerês, no dia 13 de dezembro, vai decorrer um Seminário focado na Revitalização dos setores produtivos tradicionais do PNPG, e onde um dos temas apresentados será o da Continuidade Geracional dos Negócios Familiares.

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) é considerado o grande “embaixador” do território na Região Norte, não apenas enquanto elemento natural, mas também enquanto espaço para a prática de desporto aventura.

Este espaço transfronteiriço foi declarado Reserva Mundial da Biosfera (Reserva da Biosfera Transfronteiriça “Gerês – Xurés”) em maio de 2009. Para além do valioso património de recursos endógenos, alberga ainda comunidades rurais, que caraterizam a paisagem humanizada do PNPG, e que se mostram fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, pois as atividades agrícolas e de silvopastorícia que aí se desenvolvem são a determinantes para a sustentabilidade do território.

Qualquer estratégia de revitalização e de promoção da atividade agroalimentar do PNPG carece que uma caracterização profunda da realidade, sendo para o efeito desenvolvido um mapeamento que permita obter não só a georreferenciação das empresas, mas também uma informação profunda das mesmas, nomeadamente sobre o tipo de organização, o tipo de produção e de produtos, as formas de comercialização, os principais problemas e debilidades existentes.

Esta informação permitirá à equipa do projeto e à comissão de acompanhamento, definir uma estratégia de intervenção que passa necessariamente pela capacitação dos produtores e dos empresários, em diferentes domínios, desde domínios técnicos até ao domínio da transmissão de propriedade e liderança nos negócios/empresas familiares.

A efconsulting é uma das entidades que participa com a ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais e a ESA – Escola Superior Agrária na componente de capacitação dos empresários.

 

Tags: , , , , , , , ,