O Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia acolhe, na próxima quinta-feira, a conferência sobre “A sucessão da liderança na Empresa Familiar”.

O autarca local, Bragança Fernandes, destaca “o enorme empenho e disponibilidade dessas empresas no que diz respeito a terem uma presença ativa no dia a dia da comunidade” do concelho.

Da sua experiência enquanto autarca, que características destaca das Empresas Familiares?
O tecido empresarial da Maia é composto, na sua esmagadora maioria, por PME que, pela sua própria génese, são empresas de raiz e cariz familiar. Todavia, temos também empresas familiares de dimensão nacional e internacional, e poderia dar vários exemplos. O dinamismo que está presente na gestão e a ligação emocional que os gestores têm com as suas empresas, conduzem a um desenvolvimento acentuado que temos vindo a constatar apesar das sérias dificuldades pelas quais temos vindo todos a passar nos últimos anos. Na verdade, as empresas familiares são o cerne do empresariado da Maia.

As famílias empresárias tendem a ser mais próximas da autarquia e mais interventivas na sociedade, nomeadamente no que diz respeito a ações de solidariedade social?

Sem qualquer dúvida. A autarquia e eu próprio somos testemunhas do enorme empenho e disponibilidade dessas empresas no que diz respeito a terem uma presença ativa no dia a dia da nossa comunidade, não esperando muitas vezes pelas solicitações da Câmara. Procuro ter com todos os empresários uma ligação próxima no sentido de cumprir a principal missão que temos nesta área e que se traduz num papel facilitador e de dinamização do desenvolvimento económico local com o objetivo de gerar emprego.

O que espera desta conferência?

Espero que seja um momento de partilha de experiências fruto de um painel de excelência e de referência. Estou certo que apontará caminhos sólidos para o futuro das empresas familiares.

Que mensagem gostaria de deixar ao tecido empresarial familiar?

A minha primeira mensagem é de agradecimento por todo o trabalho que os empresários da Maia têm levado a efeito ao longo das últimas décadas. Somos um dos concelhos nacionais com maior dinâmica empresarial fruto de sinergias várias, desde as infraestruturas que o município soube criar no território com zonas industriais e com acessibilidades de excelência, ao procurar eixos rodoviários que têm no seu aeroporto internacional um dos principais pólos de diferenciação. Estes factos permitem à Maia ser hoje um dos concelhos que mais exporta em Portugal e cujo número de trabalhadores é superior à população ativa do concelho. É para isso que nós trabalhamos todos os dias para que as empresas tenham condições para laborar e as pessoas qualidade de vida.

Publicado no “Especial Empresas Familiares” do Jornal de Notícias de 2014/07/05 integrado no âmbito da conferência “A Sucessão da Liderança na Empresa Familiar”

Tags: , , , ,