A ORGANIZAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

O grande fator diferenciador de um negócio familiar é a Família Empresária – conjunto global de pessoas da Família daqueles que controlam a Empresa Familiar pela via do Capital e da sua Gestão.
Neste contexto a Família surge como um importante stakeholder que, não tendo representatividade formal perante a organização, obviamente exercerá a sua capacidade influenciadora. Para que estas ingerências sejam positivas e a favor da Empresa, é importante que a Família encontre uma via de se organizar para atuar de forma coesa e a uma só voz.

O PROTOCOLO FAMILIAR

No contexto das Empresas Familiares surge, recorrentemente, o termo Protocolo Familiar como um documento, a constituição ou a bíblia da Empresa Familiar e da Família Empresária.
No entanto ele é, antes de tudo, um processo que implica um determinado tempo dedicado à sensibilização,
diálogo e construção de consensos. No seu desenvolvimento os participantes definem qual deve ser o futuro da Família Empresária, que se refletirá num acordo consensual, reduzido a escrito, onde se fixam as grandes orientações e o guia de conduta da Empresa e da Família bem como as inerentes interligações.
Os acordos estabelecidos poderão ter um mero sentido de orientação ou uma vinculatibilidade refletida em diversos instrumentos jurídicos ou regulatórios (pacto social, acordos parassociais, testamentos, regulamentos de competências, etc.).

Tags: , , , , ,