Após anos de negociações, milhares de posts nos círculos das cryptomoedas, a implementação de várias propostas, chegou finalmente o dia de dar o primeiro passo para escalar a capacidade da bitcoin – SegWit. Com o aumento da popularidade da bitcoin, a necessidade de aumentar a capacidade da rede tornou-se imperativa. Mas será esta tecnologia suficiente para levar a bitcoin ao próximo nível?

Como já referimos anteriormente, o SegWit, tecnologia proposta em 2015 por Pieter Wuille, foi a solução aceite para tentar resolver o problema de escalabilidade. Através de uma reorganização dos dados gerados por cada transação, torna possível incluir mais transferências por bloco, o que ultimamente traz um aumento na velocidade de transmissão de bitcoin. Após atingir mínimos a 17 de julho, a bitcoin atingiu novos máximos, tendo subido mais de 150% em cerca de 1 mês

Preços da Bitcoin (Bitstamp)

Mesmo com o suporte positivo por esta medida, um pequeno grupo de indivíduos decidiu replicar a bitcoin e implementar a sua proposta para escalar a rede – aumento de blocos. Para isto, este grupo replicou por completo a rede, histórico, saldos, carteiras – tudo até ao bloco 478558. A partir deste, as transações da bitcoin seriam processadas dentro da rede que nós já conhecemos, e as transações da Bitcoin Cash (nome dado a esta nova altcoin) seriam processadas por mineiros diferentes e aceites por utilizadores também diferentes. No gráfico abaixo podemos ver o comportamento errático que esta moeda tem vindo a ter.

Preços da Bitcoin Cash (HitBTC)

Sendo a maior moeda em termos de capitalização de mercado, uma forte mudança na Bitcoin desta magnitude afetou positivamente o mercado – após um mínimo de 66 mil milhões de dólares em meados de julho, o mercado total está agora avaliado em mais de 150 mil milhões de dólares. A sua rival principal, que também já aqui abordámos, não está a ter a mesma sorte, estando o seu preço a negociar em torno dos 300$, fruto da indexação forte que esta possui à bitcoin.

Com a comunidade satisfeita, estão agora no horizonte os próximos passos a dar para rivalizar serviços de transferência monetária como a VISA e a SWIFT. Com o SegWit, entra também uma correção a um bug que prevenia a bitcoin de implementar tecnologias de 2º plano, como smart contracts. É através deste tipo de tecnologia que Joseph Poon e Tadge Dryja proposeram em 2015 a Lightning Network, que neste momento se encontra a ser testada em várias moedas, como a Litecoin.

Tags: , , , , ,