Pós-Graduação em Direito da Família Empresária / Family Business Law

III Edição – 2022 Ensino Presencial

A Pós-Graduação em Direito da Família Empresária tem uma abordagem transversal e transdisciplinar que pretende proporcionar a aquisição de conhecimentos especializados sobre os principais temas jurídicos envolvidos.

As empresas familiares, pelo seu número e relevância, constituem um dos pilares do desenvolvimento económico local, regional e internacional. A sua presença no tecido empresarial aparece sob a forma de diferentes categorias de sociedades comerciais, de distintas dimensões (da microempresa ao grande grupo de empresas).

A principal caraterística identificadora e diferenciadora das empresas familiares é a Família Empresária: conjunto de pessoas ligadas por laços familiares que, de alguma forma, estão, ou poderão vir a estar, relacionadas com a empresa. É a ligação que existe entre a Família e a Empresa que possibilita a presença de uma visão de longo prazo, suportada em capital paciente, e motivada pelo grande objetivo de assegurar a sua continuidade. O que deveria ser a sua força pode também levar – com o decurso do tempo, o passar das gerações, a falta de institucionalização e de preparação da sucessão na liderança e na propriedade – ao próprio fracasso do projeto empresarial.

Destinatários

Esta formação destina-se a membros de famílias empresárias, gestores, quadros superiores e quadros técnicos de empresas familiares, advogados, juristas, contabilistas, ROC, entre outros.

(os clientes da efconsulting possuem um desconto de 20%)

Plano de Estudos

Este programa tem um total de 78 horas em formato presencial entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, às sextas-feiras das 18:00 às 21:00 e sábados das 10:00 às 13:00.

Modelo Pedagógico e de Avaliação

Modelo Pedagógico

Esta Pós-Graduação irá adotar o modelo de aulas teórico-práticas suportadas no método de estudo do caso.

Modelo de Avaliação e Creditação

A frequência do curso completo com avaliação final positiva confere Certificado de Pós-Graduação, no caso de titulares de grau, ou Certificado de Formação Avançada, nas restantes situações.

A realização do curso completo sem avaliação confere apenas Declaração de Frequência. Em ambos os casos, é necessária a comparência mínima a 80% das horas letivas dos módulos obrigatórios.

O curso confere 6 ECTS.

Testemunhos

A Pós-Graduação em Direito da Família Empresária permitiu-me enriquecer o conhecimento em novas matérias de relevantíssimo interesse, ao abordar de forma especializada e estruturada as diversas temáticas relacionadas com as Empresas Familiares e as Famílias Empresárias.

Destaco uma equipa docente de excelência, com experiência não só académica como prática, que partilhou com grande dedicação e disponibilidade o seu conhecimento e experiência, garantindo um ensino científico direcionado para a realidade prática e para os desafios da vida profissional.

Foi muito gratificante e estimulante o relacionamento com os participantes, pela sua visão enriquecedora dos problemas e pelos percursos profissionais distintos, permitindo estabelecer pontes de colaboração e alargar a rede de contactos profissionais e pessoais.

É hoje imperativo que um advogado atualize os seus conhecimentos e domine novas áreas do direito, como o Direito da Família Empresária, e a participação na Pós-Graduação tem-se revelado muitíssimo importante na minha vida profissional, designadamente na assessoria jurídica que presto a inúmeras Empresas Familiares e Famílias Empresárias.

Isabel Vellozo Ferreira

Alumni, Advogada

GABINETE DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO

E-mail:[email protected]
Tel.: 935 838 083 | 2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30

Tags: , , , , , , , , ,