Ourivesaria Tavares: 100 anos a transformar em ouro os sentimentos e as emoções dos clientes

A Rua da Junqueira é a zona de referência comercial emblemática da Póvoa de Varzim. Outrora dominada por casas de pescadores, em 1922 assistiu ao estabelecimento da Ourivesaria Tavares pelas mãos de Virgílio Aristides Tavares.

Este posicionamento geográfico não foi obra do acaso, pois quer as mulheres dos pescadores, quer as dos agricultores, sempre investiram em peças de ouro com dois grandes intuitos: ornamentais e de estatuto social e como um bem facilmente transformável em dinheiro em casos de necessidade.

Afirmar-se, ultrapassar os momentos difíceis da II guerra mundial, transformar-se numa referência da ourivesaria no norte do país e alcançar o 1º Centenário é um sinónimo de resiliência, crença paixão, herança sana e inovação.

Os valores, a liderança e o propósito assumidos pela 3ª geração permitem reinventar e a lançar as bases do próximo centenário desta empresa familiar, assumindo como uma casa de confiança, com oficina própria que engrandece a sua especialidade em:

  • Criação de joias únicas
  • Restauro de joias
  • Criação de peças institucionais e arte sacra
  • Avaliação e comercialização de diamantes
  • Peritagem e avaliação de bens nas áreas de ourivesaria, joalharia, pratas decorativas, etc.

 

ANA TAVARES

Neta de Virgílio Aristides Tavares, decidiu aos 20 anos que a sua vida se iria fazer de contar as histórias de outras pessoas através das joias. O amor de Ana pela joalharia começou quando era criança, e brincava na oficina, enquanto os ourives realizavam as mais belas obras de joalharia. Hoje é ela que pensa muitas das joias feitas por encomenda, tratando dos pedidos especiais, com o amor de quem sabe que as joias são criadas para imortalizar memórias.

CARLOS TAVARES
Neto de Virgílio Aristides Tavares, é um apaixonado pela história da Ourivesaria, tendo um fascínio especial pelo ouro popular, um gosto herdado das gerações anteriores. O seu conhecimento sobre o ouro e sobre as pedras preciosas, especialmente os diamantes, foi aprofundado ao longo dos anos por vários estudos e muita investigação. Carlos entrou na Tavares quando ainda ficava escondido atrás do balcão da loja, punha-se em bicos dos pés para observar os clientes e, mais tarde, para conversar com eles. Hoje é essa relação de proximidade com os clientes e o seu conhecimento sobre a joalharia que o tornam num dos pilares da Tavares.

Este ano secular ilustra o muito que fazem as famílias empresárias para assegurar a continuidade dos seus negócios, pelo que deve ser com muito orgulho que a 3ª geração, já secundada pela 4ª, devem  apresentar momentos que marcarão este marco histórico e envolverão a família, os colaboradores, as forças vivas da região e os fiéis clientes.

 

Tags: , , , , , , , , ,