Dominic Symington, produtor de 4ª geração reforma-se após 31 dinâmicos anos a promover os vinhos do Porto e Douro no mundo.

“Tem sido um prazer e uma honra trabalhar na nossa empresa familiar, ao lado do meu pai, tios, irmão e primos. O Douro é uma das mais extraordinárias regiões de vinhos do mundo e tem sido muito gratificante introduzir a pessoas de todo o mundo os vinhos que a minha família e eu ali produzimos há cinco gerações.

Embora tenha havido altos e baixos nestes últimos 30 anos, o vinho do Porto tem entrado numa nova era com o aparecimento de uma nova geração de consumidores.

Sinto-me particularmente orgulhoso por ver o meu filho Anthony a entrar no negócio ao lado de seis primos. Competirá a eles e a elas assegurar que continuaremos a produzir vinhos de exceção desta magnífica região e a preparar a próxima geração.

Continuarei a desempenhar o meu papel, ao mesmo tempo que desfruto da minha reforma, repartindo o meu tempo entre o Porto e o Douro.”

Dominic Symington  2021/12/02

 

Este sintético texto de Dominic Symington é uma extraordinária fonte de boas práticas para qualquer membro de uma família empresária® e empresa familiar.

    1. Manifesta o que de melhor se pode desejar de uma vida profissional: trabalhar com honra e prazer a apresentar por todo o mundo os produtos que a família produza há já 5 gerações;
    2. A satisfação profissional pode ser alcançada integrando uma equipa familiar que engloba o pai, tios, irmão e primos;
    3. A empresa e a família empresária podem criar contextos que captem o interesse e o desejo das novas gerações em trabalhar na empresa da família e com os seus familiares;
    4. Um dos elementos essenciais da envolvência referida, passa por ter uma política de sucessão bem definida, que assegure a preparação – dos sucessores e dos sucedidos – e uma adequada passagem do testemunho às novas gerações;
    5. Passar o testemunho em tempo útil e de forma efetiva não é fácil (Dominic fê-lo aos 65 anos e após 31 de dedicação ao mundo do vinho do Porto e do Douro), mas com a devida preparação conseguir-se-á a satisfação pessoal de desfrutar da merecida reforma, de assistir ao desenvolvimento da empresa pelas novas gerações e de vislumbrar a união da família empresária em torno da perenidade do seu negócio familiar.

 

Dominic Symington:

  • Um bem-haja pelo fantástico exemplo para os membros de famílias empresárias.
  • Muita saúde para melhor desfrutar da vida e dos deliciosos néctares assegurados pelas colheitas que a Symington proporcionará nas próximas décadas.

 

Algumas notas complementares relacionadas com a Symington:

 

  • 1882 – o 1º número da revista onde o Johnny Symington assume “O nosso objetivo é que possamos legar uma empresa familiar mais forte e sustentável do que aquela que nos foi confiada

 

  • Nos anos 2019 e 2020 a família Symington perdeu dois membros que muito trabalharam e contribuíram para o êxito do Vinho do Porto e do Douro: Ian Symington e James Symington, respetivamente.

Reflexões sobre empresas familiares

  • A nossa empresa familiar possui um plano de sucessão das suas pessoas-chave?
  • Possuímos condições para que as gerações desejem trabalhar na empresa da família?
  • Quando e como passamos o testemunho e desfrutamos desse processo?

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,