Ruy de Lacerda & Cª., S.A. é uma empresa familiar com Gestão Profissional

Ruy de Lacerda nasceu numa família dedicada ao mundo académico, fez o curso da Conservatória de Música do Porto e o de Engenharia Química.

Em 1950 fundou com o seu nome uma companhia para se dedicar à atividade comercial, como fornecedora da indústria.

A facilidade com as línguas facilitou a representação de grandes marcas, oriundas de países como a Alemanha e a Suíça (muitas delas detidas também por empresas familiares), e conciliar a sua atividade profissional com o gosto pelas atividades culturais desenvolvidas nesses mesmos países.

O desenvolvimento do negócio suportou-se sempre nos valores, na ética e, desde a sua fundação, com um sentido de conciliação empresa-família.

Esta postura, do também fundador da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, foi reconhecida com a atribuição de diversas condecorações, de que se salientam a da República Federal Alemã (grande-cruz com coroa de ouro), a dos Países Baixos (Ordem Orange Nassau), a Ordem do Império Britânico e chave de ouro da cidade do Porto.

A família Lacerda Zamith, com grande parte da equipa da Ruy de Lacerda

Na atualidade a Ruy de Lacerda é uma empresa com particularidades muito interessantes a nível da sua gestão que considera:

  • David Zamith, chairmain

    Uma administração tendo como chairmain: David Zamith – grande dinamizador da empresa nas últimas décadas, genro casado com a filha do fundador – Maria Clara Lacerda – administradora que sempre se dedicou à área financeira da empresa;

  • Um conselho de gestão que incorpora a Maria Clara Zamith e o Luís Zamith, filhos do casal, liderado pelo CEO Sabino Borges e po José Quintino.

 

Com um processo de sucessão na liderança bem planeado e implementado, a Ruy de Lacerda continua a representar grandes marcas mundiais para:

  • Indústria Gráfica: consumíveis e equipamentos para Serigrafia, Tampografia, Flexografia, Offset e Digital;
  • Indústrias do Papel e Cartão, da Borracha e dos Plásticos: consumíveis e equipamentos;
  • Reciclagem: Linhas de extrusão, de lavagem e periféricos para a reciclagem de plástico;
e os seus acionistas acreditam que o legado, suportado na ética comercial, continuará a ter futuro.

 

Reflexões sobre empresas familiares:

  • Quais as bases essenciais de suporte ao futuro da empresa familiar?
  • Como planeamos a continuidade do legado?
  • Estamos a preparar adequadamente as pessoas para assumirem funções na liderança e na posse da empresa familiar?

 

Tags: , , , , , , , , , , ,