O futuro da empresa familiar passa por duas grandes vias: a unidade familiar e a continuidade empresarial.

Depois do livro dedicado à constituição da família, de Daniela Montemerlo, o regresso à clarividência do prof. Miguel Gallo em mais uma das suas publicações.

Título original: “El futuro de la empresa familiar: De la unidad familiar a la continuidad empresarial

 

Temas principais

  • A empresa familiar multigeracional
  • Mudanças na família e na empresa familiar
  • Mudanças nos valores das pessoas e nos valores da empresa familiar
  • O ciclo de vida das empresas familiares
  • Mudanças nos valores e no ciclo de vida da empresa

 

Síntese dos temas abordados

  1. A empresa familiar multigeracional como uma unidade de pessoas que deseja e preparar a sua continuidade.
  2. As mudanças na família e na empresa familiar são naturais e exercem enorme influência na sua continuidade.
  3.  As mudanças nos valores das pessoas e nos valores da empresa familiar são evoluções que têm vindo a influenciar a verdade.
  4. O ciclo de vida das empresas familiares implica um aumento da complexidade com a evolução geracional das empresas familiares.
  5. As mudanças nos valores e no ciclo de vida da empresa seguem o princípio de que o que não evolui e cresce, mais cedo ou mais tarde desaparece.

 

1. A empresa familiar multigeracional deve ser vista como uma:

  • Empresa de negócios que é uma comunidade de pessoas unidas com uma missão.
  • Unidade entre os membros da família como uma condição necessária à continuidade da empresa familiar.
  • Família empresária® comprometida como uma escola dedicada a formar os seus membros a atuar em liberdade, que exercita a participação nas atividades e nas estruturas da empresa e que incentiva o empreendedorismo na empresa e na família.

 

2. Mudanças na família e na empresa familiar

Todas as famílias são diferentes, mas existem quatro pontos comuns que exercem grande influência sobre a empresa familiar e a sua continuidade:

  • Aprender a confiar no sentido de ter segurança nas qualidades e intenções das outras pessoas. Quando se desconfia é muito difícil abraçar um projeto em comum.
  • Valorizar o esforço de quem cria, mantém, governa, lidera e opera a empresa, pois tudo isto requer muitos e prolongados esforços.
  • Saber e desejar viver em grupo em especial nos grupos constituídos pela família e aquele onde se desenvolve o trabalho profissional. Com o tempo surgirão inevitáveis mudanças que devem ser encaradas como naturais e necessárias.
  • Ser solidário implica compreender a primazia que tem o bem comum de um conjunto de pessoas sobre o bem individual. A empresa familiar multigeracional é um exemplo claro de solidariedade entre gerações.

Uma significativa e relevante mudança está a surgir no conceito de família e da vida familiar, conduzindo a uma crise da instituição familiar e a graves problemas na continuidade da empresa.

A erosão do conceito de família conduz à erosão do conceito de empresa familiar.

“… uma boa família conserta uma má empresa e uma má família destrói qualquer empresa”

 

3. Mudanças nos valores das pessoas e nos valores da empresa familiar.

Existe a perceção de que, nas últimas décadas, surge uma mudança negativa nos valores das pessoas que se dedicam às empresas, em especial nos seguintes:

  • Hedonismo: o prazer como o principal objetivo da vida humana.
  • Frivolidade: a superficialidade que leva a dedicar a fins mais atrativos e fáceis de alcançar.
  • Individualismo e egoísmo: em confronto com a empresa familiar enquanto comunidade que trabalha a tentar harmonizar o bem de muitas partes interessadas (stakeholders).
  • Materialismo: como uma preocupação central das pessoas em muitos períodos da sua vida.

 

Estas evoluções têm vindo a influenciar a verdade, que é a base das relações duradoiras.

Em síntese, ter uma empresa familiar para ter cada vez mais poder, mais dinheiro, segurança, prazer … e não por “amor”, é uma contradição que, mais cedo ou mais tarde, dará lugar a maus resultados.

4. O ciclo de vida das empresas familiares

Durante séculos, o ciclo de vida dos negócios familiares não apresentava significativas variações de geração para geração. No entanto, a complexidade da empresa familiar incrementa na mesma medida em que cresce a complexidade da família empresária®.

Se se atender ao decurso do tempo constata-se que a família cresce em número de membros a cada geração e que o negócio também cresce em número de empresas, volume de negócio, mercados, etc.

Cruzando estes dois eixos de evolução da empresa e da família, facilmente se reconhece o aumento da complexidade com a evolução geracional das empresas familiares.

5. Mudanças nos valores e no ciclo de vida da empresa

Numa empresa, o que não evolui e cresce, mais cedo ou mais tarde desaparece.

Nas empresas familiares a sucessão deve ser encarada como um período de sobreposição de várias gerações e de vários processos de:

  • Preparação dos sucessores;
  • Preparação da organização da empresa;
  • Preparação dos membros da família;
  • (auto)Preparação do predecessor para ser sucedido.
  • Para se ter êxito numa sucessão a empresa tem de conseguir ajustar-se e crescer de forma rentável.

 

Desfrutar da escrita muito clara proporcionada pelo Miguel Gallo e, em simultâneo, analisar o exemplo da família Osborne, é a minha recomendação a todos os membros de uma família empresária®.

 

Osborne: 250 anos de Paixão

A história de Osborne remonta ao séc. XVIII, quando Thomas Osborne Mann, um jovem comerciante inglês, atracou no Puerto de Santa María para comercializar os vinhos da zona, tendo adquirido várias adegas que, mais tarde, se fundem numa única marca: Osborne.

Ao longo da história identificaram um grande propósito: descobrir algo muito valioso, dar forma e compartilhar.

Para alcançar este fim, suportam-se me quatro valores, que são os pilares que forjaram o que Osborne é hoje: autenticidade, maestria, espírito visionário e compromisso.

  • Autenticidade

Desde 1772 zelam, conservam e promovem a riqueza da autenticidade espanhola a partir do respeito e do empenho, sempre fiéis à sua qualidade, à sua tradição e à sua origem, pois sabem que apenas os verdadeiramente autênticos podem ser os melhores.

“Um grupo autêntico que oferece experiências autênticas.”

  • Maestria

São um grupo de marcas, empresas e, acima de tudo, pessoas apaixonadas pelo seu trabalho que dirige, projeta e cria negócios, marcas, produtos, sensações, momentos.

“É o prestígio de quem alcança a maestria”

  • Espírito Visionário

Nasceram de uma ideia visionária, pelo que, como grupo, têm de ser capazes de descobrir novas possibilidades, desbravar novos caminhos e encontrar outros mercados. Este posicionamento impulsiona a experimentar, descobrir, transformar.

“Aprendemos a ver além de uma geração.”

  • Compromisso

A Osborne foi construída em torno de uma família e isso deu ao grupo um caráter humano que dura há 7 gerações. São um grupo unido, comprometidos uns com os outros, inclusivos e com muito orgulho de pertença.

“O nosso compromisso é com o futuro.”

Atualmente são uma família com 330 acionistas que considera que o mais importante num negócio familiar é o negócio, por isso mais do que uma vez tomaram medidas duras contra a família em detrimento do negócio.

(vídeo sobre os valores pela voz das pessoas)

 

Desafios para Reflexão:

  • Qual é o propósito da nossa empresa familiar?
  • Quais os valores da nossa família empresária® e da nossa empresa?
  • Como reforçamos o propósito e os valores nos membros da nossa família?

 

Família empresária® é uma marca registada da EmFaconsulting

O Autor: Miguel Ángel Gallo

  • Engenheiro Industrial (1957) e Doutorado (1959) pela E.T.S.I.I. de Barcelona.
    Prof Miguel Ángel Gallo

    Prof Miguel Ángel Gallo

  • Professor Emérito de Gestão no IESE Business School, dedicado a temas relacionados com as empresas familiares, a gestão estratégica, modelos de governo e desenho de organizações.
  • De sua autoria ou em co-autoria existem mais de duzentos artigos, casos e livros, de que sobressaem, para além do “Empresa Familiar: ¿Sucesión? ¿Convivencia generacional?”, “Protocolo Familiar: Sus resultados”, “El poder en la empresa”, “El futuro de la empresa familiar. De la unidade de la familiar a la continuidade empresarial

 

Principais fontes e fotografias ou imagens:

 

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