A dúvida e a educação dos filhos levou a Família Muhr apaixonar-se pela água

O que terá ocorrido com uma família para assumir a água como uma paixão e a fazer disso um negócio de venda de uma das águas mais caras do mundo por subscrição?

Reza a história – contada pelos próprios no site da sua empresa – que numa noite em torno da mesa de jantar, na primavera de 1999, em Greenwich, estado do Connecticut, o casal Muhr tentava convencer os três filhos a deixarem de beber refrigerantes e sumos e passarem a ingerir somente água.

Alex de 13 anos e os irmãos (mais novos) questionaram do “porquê?”

Como os pais eram pessoas que gostavam de respostas bem suportadas, perceberam que, de facto, não sabiam muito sobre água. Para “encontrar a melhor água” consideraram crucial obter respostas para duas perguntas essenciais:

  • A água que bebemos é de alta qualidade?
  • O que realmente significa água potável de “alta qualidade”?

Como se depararam com a inexistência de indicadores de qualidade para água potável, decidiram descobrir as qualidades mais importantes da água que todos bebemos.

Envolvendo uma equipa de cientistas e especialistas em água começaram a estabelecer algumas métricas básicas e, posteriormente e recorrendo a estes critérios, testaram um grande número de águas em laboratórios.

Os resultados foram reveladores: não havia uma única água potável disponível comercialmente que atendesse aos referidos critérios de “alta qualidade”.

Definir os critérios de qualidade e encontrar uma fonte natural

O desafio seguinte centrou-se em saber se existiria uma fonte natural de água, em algum lugar do globo, que atendesse ao patamar de qualidade que definiram.

Em outubro de 2005 encontraram o que procuravam: um aquífero artesiano a 214 m de profundidade no sopé da famosa Geleira Dachstein em Obertraun, na Alta Áustria. Formada nos tempos do Triássico por puro calcário e espetaculares grutas, a terra pertence e é protegida pelo Serviço Florestal Nacional da Áustria.

A água chega ao aquífero após uma jornada de 8 anos, começando como gotas de chuva nas montanhas acima, depois é filtrada através de camadas de calcário da mais alta qualidade. Protegido da poluição por um nível de terra chamado Morena Glacial, o aquífero parecia ser a fonte natural que estavam à procura.

Avaliação da qualidade da água atendendo a 8 parâmetros principais e 4 secundários:

  • 8.3 pH – Alcalinidade natural alta: o valor de pH alto é importante na água potável porque ajuda a retornar o pH do corpo ao neutro (7), equilibrando muitos dos elementos ácidos que ingerimos diariamente. Uma água potável ideal para manter uma boa saúde tem um nível de pH alcalino entre 8 e 9,5.
  • 0,15 mg/l – Nível de potássio baixo: o sódio pode influenciar o nível de pH. Para ser seguro para bebés, bem como evitar hipertensão em adultos, a água potável deve ter um teor de sódio baixo ou próximo de zero – idealmente com níveis de 1 mg/l ou menos.
  • 10,8 mg/l – Nível de oxigénio dissolvido alto: 10 mg/l ou superior adiciona um sabor fresco à água.
  • 1,83 mg/l – Nível de nitrato baixo: não deve exceder 3 mg/l.
  • 0,09 mg/l – Nível de carbono orgânico baixo: esta é uma medida de pureza (quanto mais alto maior é o risco de as bactérias se formarem na água) não devendo ultrapassar o máximo 0,15 mg/l para reduzir o risco de contaminação.
  • 84 mg/l – Total de sólidos dissolvidos: sendo uma boa fonte de minerais naturais, níveis elevados (acima de 300 mg/l) na água podem alterar o sabor e causar problemas de saúde.
  • Relação 2:1 – Relação de Cálcio / Magnésio: o corpo absorve o cálcio numa proporção de dois para um com Magnésio.
  • 5,6˚C – Temperatura de saída baixa: poços profundos com baixas temperaturas de saída produzem água mais limpa. Idealmente, deve estar abaixo de 7 graus Celsius.

A água artesiana Hallstein

Identificada a fonte era necessário certificar que a água do aquífero tinha e mantinha a qualidade exigida. Iniciaram um ciclo de teste de vários anos, para garantir que a água no poço Dachstein fosse adequada para engarrafamento, que permitiu confirmar 4 aspetos importantes:

  • o aquífero está em constante reabastecimento,
  • nunca foi exposto à contaminação atmosférica,
  • não afeta outras fontes de água e
  • a água é estável, sem alterações na sua composição ao longo do tempo.

Confirmados estes factos, era altura de obter as 57 licenças necessárias para recolher e engarrafar esta não filtrada, não tratada e não comprometida.

Com uma água pura e de alta qualidade, a família Muhr decide desenvolver um modelo de negócio distinto e que se suporta na venda por subscrição: para a Europa e com a entrega em casa do cliente, a água Hallstein considera um mínimo de um garrafão de 18,9l (€100 + IVA) ou uma caixa de 8 garrafas de 750ml (€56 + IVA), por mês.

 

 

A responsabilidade social da empresa

O contexto da crise global da água

As doenças relacionadas com a água matam quase 1.000 crianças por dia. Na verdade, mais crianças morrem diariamente por falta de água potável e saneamento do que de malária, HIV / AIDS e sarampo juntos. Embora as organizações humanitárias e de desenvolvimento continuem a direcionar recursos para deter a crise global de água, a prestação de serviços de baixa qualidade, associada a uma manutenção inadequada, resulta numa taxa alta de não funcionalidade do sistema de água em apenas alguns anos de instalação.

Aproximadamente 663 milhões de pessoas, cerca de 9% da população global, não têm acesso a fontes de água potável de qualidade; 48% dessas pessoas vivem na África Subsariana. Na verdade, em 21 países, mais de um terço da população não tem acesso à água potável; 16 desses países estão na África Subsariana.

Mais de dois terços das pessoas sem acesso à água potável vive com menos de $2 por dia. Em países de renda baixa e média, 38% dos estabelecimentos de saúde não têm nenhuma fonte de água.

A solução suporta-se no apoio

A Hollstein colabora com parceiros estratégicos para levantar financiamento de capital para Parcerias Público-Privadas (PPPs) que fornecem soluções de infraestrutura de água em todo o mundo.

Na estrutura de PPP, pretende ter concessões para administrar as estações de tratamento de água por 20 anos, o que permitirá garantir serviço e manutenção adequados, enquanto cria empregos e capacita as pessoas localmente. Os atendidos pagarão um preço que possam pagar, que será então utilizado para pagar a dívida levantada, bem como recuperar parte do capital inicial da PPP. Mais importante, eles terão interesse na viabilidade de longo prazo desses projetos por meio do impacto humano e económico que terão nas suas comunidades.

Os custos do projeto variam, mas objetivo é fornecer acesso à água potável com uma contribuição média de $1 por pessoa e por ano.

Outra iniciativa está no apoio à Operação Água, uma organização sem fins lucrativos comprometida em fornecer soluções sustentáveis de água para as comunidades em Moçambique. Por cada plano de subscrição a empresa patrocina uma família com um suprimento vitalício de água potável.

Reflexões sobre empresas familiares

  • Conseguimos identificar desafios simples que possam ser solucionados?
  • Possuímos produtos para os quais possamos aplicar modelos de negócios distintos do tradicional?
  • Que iniciativas de responsabilidade social podemos assumir e incorporar na nossa atividade?
Tags: , , , , , , , ,