O que fizeram as empresas familiares no período de pandemia?

Em março de 2020, fomos confrontados com algo “impensável”, “não expectável” e até mesmo inédito: a maioria teve de se recolher em casa, minimizar as saídas e cortar com os contactos e muitos dos afetos.

E como reagiram as empresas?

Mesmo que reorganizados, muitos trabalhadores tiveram de se manter nos postos de trabalho; outros passaram ao teletrabalho e muitos outros perderam o seu trabalho.

Neste contexto desafiante muitas empresas familiares encontraram distintas alternativas de  enfrentaram os efeitos da pandemia. O portal damoslacara apresenta múltiplos casos, dos quais me permito destacar três.

1. Tous: O pai era a cabeça e a mãe a emoção.

Existem uma série de valores que são muito da família. Valores que nos foram transmitidos pelos meus pais e que tentamos transmitir à empresa. Gostaria que a reputação das empresa tivesse mudado. E que a sociedade veja os empresários de forma diferente.” 

TOUS

2. Simon: Desde 1916 a trabalhar em iluminação “Vamos aproveitar bem este tempo, vamos a reorganizarmo-nos internamente. Porque este vírus é temporal e quando sairmos desta situação devemos estar bem preparados.” (vídeo de 2m e 11s)

Simon

 

3. Palladium Hotel Group: De 1 hotel em Ibiza a 50 hotéis espalhados pelo mundo, com 14.000 empregados que pretendem transformar os clientes em fãs. Neste período elaboraram o livro branco – um protocolo de segurança que engloba todas as recomendações da OMS e que foi certificado pela SGS.

A nossa principal missão é conseguir que a nossa equipa se sinta como parte da empresa e que continuemos a funcionar como uma família. ” (vídeo de 2m e 38s)

Palladium Hotel Group

Reflexões sobre empresas familiares

  • E nós o que fizemos durante o período de pandemia?
  • O que vamos fazer para sair mais fortes?
  • Já estamos a enfrentar a nova realidade?

 

Tags: , , , , , , , ,