Sou o fundador com a minha esposa de uma empresa, com cerca de 40 anos, onde trabalham 2 dos nossos 4 filhos. Fui abordado por um fundo de investimento para vender uma parte ou a totalidade da empresa. O que devo fazer?

Captar o interesse de um fundo de investimento na aquisição de uma parte do capital da empresa significa, por um lado, que o negócio da empresa é visto externamente com potencial futuro e, por outro, pode ser uma oportunidade para elevar a empresa a um novo patamar: investir de forma mais célere em equipamentos ou inovação, aceder a novos mercados, incrementar os níveis de profissionalização, etc.

Neste contexto, e previamente à análise das condições oferecidas é importante refletir sobre aspetos como:

  • Quais são as expetativas dos filhos que trabalham na empresa?
  • Possuem uma visão estratégica para a empresa que pareça sustentável e apetecível?
  • Desejam e possuem capacidades para assumir a gestão e manter o negócio?
  • O que acontecerá aos trabalhadores (da família e restantes)?
  • O que pensam os filhos que não trabalham na empresa?
  • O que pensa o casal fundador desta possibilidade de alienação?
  • Se aceitarem a operação, o que vão fazer com a liquidez gerada?

Ponderando sobre os cenários que estas questões podem proporcionar e atendendo às condições oferecidas, será mais fácil tomar a decisão de declinar a operação ou de entrar num processo negocial que seja vantajoso para todas as partes envolvidas.

Por último, saliente-se que os fundos de investimento normalmente possuem uma estratégia de transação a médio longo prazo, o que indicia uma alienação futura da sua posição.

Assim, deve-se incluir no processo negocial as condições de preferência que a família possa desejar exercer ou, por outro lado, o desejo de a família também poder alienar na mesma altura (tag along) e nas mesmas condições.

Nota: Este texto faz parte da coluna “Empresas Familiares – Perguntas e Respostas“, publicada no jornal “Metal” de 28 de junho de 2019

Tags: , , , , , , , , , , ,