É incontornável que a característica fundamental e diferenciadora da Empresa Familiar consiste nos fortes laços existentes entre os membros da família empresária, sobretudo em momentos de grave crise em que os seus valores são postos à prova.

Na verdade, se em todas as famílias existe uma forte componente emocional, essa vertente encontra-se igualmente presente, e muitas vezes de forma ainda mais intensa, quando integramos na equação a vertente empresarial. E todos sabemos da pressão existente nas relações entre os membros da família empresária.

Se é percetível que em momentos de maior bonança ou de sucesso empresarial os valores fundamentais da família parecem momentaneamente sem a sua pujança original, também é absolutamente certo que é nos momentos de maior dificuldade que a família se une, relativiza as suas divergências, aprofunda e estende ainda mais o sentimento familiar aos colaboradores e suas famílias e readquire o instinto de sobrevivência original que norteou o arranque da atividade por parte do fundador.

Por isso são nos momentos de crise, como este originado pela pandemia do COVID-19, que todos os membros da família devem tomar consciência dessa matriz essencial, que varia de família para família, e que constitui incontornavelmente a base para aguentar o impacto causado por esta grave alteração do nosso modus vivendi.

Sendo assim, é fundamental que a família empresária reflita sobre a sua matriz de valores que é princípio e fundamento da sua existência.

Individualmente, devendo posteriormente ser debatido no seio da Família Empresária, cada membro deverá refletir sobre algumas das seguintes questões:

  • Quais são os valores originais que caracterizaram o projeto inicial do fundador da nossa empresa?
  • Atualmente qual é a sua força?
  • Como é que estes valores fundadores nos podem ajudar a enfrentar esta grave crise?
  • Onde residem os pontos mais fracos da relação familiar?
  • E eu? Em que é que eu baseio a relação que tenho com cada um dos membros da minha família?
  • De todas as minhas certezas e verdades absolutas, do que é que estou disposto a abdicar a favor do futuro da família empresária e da empresa familiar?

 

E terá toda a vantagem escrever as conclusões que sejam fruto das reflexões efetuadas. É um exercício que clarifica e objetiva as ideias que, entretanto, tenham surgido.

Deste modo, cada um ou mesmo a família no seu todo, inspirado pelos valores fundadores da organização, pode comprometer-se com a correção de algumas atitudes ou comportamentos em prol do bem comum que é a união da família em torno do projeto empresarial que urge preservar.

 

João Girão

 

João Girão
Integra a equipa da EFConsulting como consultor no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares, tendo participado em vários projetos de elaboração de Protocolos Familiares.
Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica, Desenvolvimento Organizacional, Comunicação Interpessoal. É docente do Ensino Superior.

Tags: , , , ,