Se enquanto irmãos conviveram com mesada igual, enquanto trabalhadores na empresa familiar também devem ter salário igual?

Trabalho na empresa da família há já oito anos e sou responsável pela área de vendas. O meu irmão mais novo terminou agora o curso e o meu pai quer que ele venha trabalhar connosco. Não tenho nada a opor, mas quando soube que ele irá entrar com as mesmas condições que tenho (vencimento, carro, seguros…) e já cá trabalho há tanto tempo, senti-me muito desconfortável, pois penso que não é justo e vai gerar atritos. O meu pai insiste que os filhos têm de ser tratados de forma igual e isso não me parece nada correto. Afinal, quem tem razão?

É normal que no âmbito das famílias os pais queiram garantir para os seus filhos situações de igualdade e justiça nas suas relações. É um bom princípio que integra a própria vivência dos valores familiares.

Acontece que estamos a falar no domínio do funcionamento das empresas, onde devem imperar as boas práticas de gestão. E as empresas obedecem a regras próprias de funcionamento, em que as condições de admissão e de trabalho dos colaboradores deverão respeitar normas específicas baseadas nas funções, perfis, no mérito e de acordo com o que é melhor para a empresa.

Por isso é perfeitamente compreensível o sentimento do empresário que, sendo pai, não quer prejudicar nenhum dos seus filhos e de certa forma é uma defesa no sentido de garantir que todos se sintam igual e justamente tratados no seio familiar.

Como neste caso estamos no âmbito da empresa, tal como foi referido, os princípios de ação deverão ser outros.

A nossa proposta é que, com transparência e frontalidade, tenham todos uma conversa sobre o tema que, para além de poder contribuir para a resolução da questão atual, crie as bases de funcionamento para o futuro no que respeita à gestão de familiares na empresa. É fundamental ter uma ideia clara sobre algumas questões, nomeadamente:

  • Em que termos é possível a um familiar candidatar-se a uma função na empresa da família?
  • Que requisitos prévios deverá cumprir?
  • Quais as condições de admissão?
  • Que sistema de remunerações existe na empresa que contemple novos colaboradores (familiares ou não)?
  • Existe algum sistema da avaliação de desempenho, nomeadamente de familiares, que promova o seu progresso profissional sustentado?

Com respostas objetivas e consensuais conseguiremos simultaneamente promover as boas práticas de gestão, um tratamento justo baseado nas regras definidas previamente, a salvaguarda das relações familiares e um patamar de gestão mais exigente e profissional que irá contribuir em muito para a perenidade da vossa organização.

 

Nota: Este texto faz parte da coluna “Empresas Familiares – Perguntas e Respostas“, publicada no jornal “Metal” de 21 de dezembro de 2018

Tags: , , , , , ,