Elementos para a Sustentabilidade e Perenidade das Empresas Familiares e das Famílias Empresárias

Assegurar a perenidade de uma empresa no longo prazo implica um posicionamento que se preocupe com a sua contínua sustentabilidade.

O estudo “Global family business survey 2019” desenvolvido pela Deloitte, em 2019, indagou os seus participantes sobre quais as características que consideravam essenciais para assegurar a sustentabilidade da empresa a 10 e a 20 anos.

Os dois elementos mais preponderantes foram a Agilidade de Adaptação e a Inovação. Ou seja, seguindo princípio de seleção de Darwin – ou te adaptas ou morres.

A questão financeira foi o terceiro elemento referido, com um peso muito próximo da necessidade de se assumirem decisões de uma forma rápida e flexível e da diversificação, aspetos que se relacionam em muito com os dois elementos principais.

Contrariamente ou que poderia ser expectável, a lealdade aos clientes aparece na sexta posição e com uma preponderância que é menos de metade da apontada para a adaptação.

Perante estas considerações, uma empresa familiar e a família empresária que a controla, se desejam deixar um legado saudável às novas gerações devem refletir e definir quais os seus principais objetivos de (muito) longo prazo.

 Fundada em 1937 por Manuel Gonçalves, a TMG Automotive é liderada por Isabel Folhadela Furtado, membro da 3ª geração familiar, assume como lema “Esforçamo-nos por minimizar a pegada ambiental causada pelas nossas operações.”

As atividades da TMG estão suportadas no conhecimento de que as empresas e produtos são feitos para ter um impacto positivo em todos os seres e no planeta. É por isso que assumem que se esforçam por minimizar a pegada ambiental causada pelas suas operações e que se comprometem do ponto de vista da sustentabilidade em:

  • Excelência: Buscar a excelência para garantir a satisfação de todas partes interessadas e a comunidade envolvente, enquanto investe nas pessoas e transforma a educação e a formação numa oportunidade.
  • Prevenção: Promover o uso racional dos recursos naturais, energia e matérias-primas, em conformidade com princípios e proteção do meio ambiente prevenindo a poluição e reduzindo a impacto ambiental das emissões de CO2, compostos orgânicos voláteis (VOCs), efluentes industriais e desperdício.
  • Conformidade: Aplicando o melhor know-how disponível, em conformidade com as normas ambientais e de segurança e a redução de riscos inerentes às atividades realizadas.
  • Responsabilidade social: Assumir um papel proativo em áreas de responsabilidade social, apoiando instituições como a Fundação de Serralves e a da casa da Música, COTEC Portugal, ACEGE e as Associações Locais de Bombeiros.

Estes compromissos de longo prazo são condizentes com uma família acionista que vislumbra a perenidade do seu negócio ao longo das próximas gerações.

Temas para Reflexão:

  • Quais são as nossas principais metas a longo prazo?
  • As principais práticas estão alinhadas com a manutenção desses objetivos de futuro?
  • A família empresária está em sintonia com estes posicionamentos?

 

Tags: , , , , , , ,