A Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, foi anfitriã do seminário Roadmap para as Empresas Familiares Portuguesas.

Encontro decorreu no passado dia 19 de setembro, e reuniu mais de 150 participantes do mundo empresarial e académico.

Este evento, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da UMinho e da AEP, apoiado pelo Norte 2020, foi o culminar de um amplo e longo projeto que se iniciou em 2017 com um seminário, oito workshops em cada uma das NUTs II do Norte de país, questionários e entrevistas a empresários e o relatório “Empresas Familiares da Região Norte. Mapeamento, Retratos e Testemunhos.

Manuel Bermejo

Após a abertura por parte dos promotores e entidades apoiantes, seguiu-se a conferência “Gobernanza de la Empresa Familiar”, apresentada pelo professor da IE Business School Manuel Bermejo.

De uma forma sintética o orador abordou a temática do ecossistema que é a empresa familiar e as suas principais singularidades, agrupando estas agrupadas pelas suas caraterísticas potenciadoras de divergências ou de coesão.

Dos fatores exógenos à Empresa Familiar foram apontados a globalização e a digitalização e, da Família Empresária, a rápida evolução do seu próprio conceito, suportada em múltiplas bases de agrupamentos de pessoas.

Rita Lobo Xavier

A enorme adesão de académicos e consultores à call for papers levou à ocorrência de dois grupos de sessões paralelas, separadas pelo almoço, que agruparam as comunicações nos temas:

I. Sucessão e Liderança da Propriedade;

II. Governance e Família Empresária;

III. Internacionalização, Financiamento e Redes;

IV. Comunicação e Gestão de Conflitos.

Das múltiplas comunicações efetuadas releva-se a da Profª Rita Lobo Xavier e António Nogueira da Costa que propõem a Institucionalização da Família Empresária, apresentando uma proposta de Diploma para a sua efetivação, que, se adotado, será um enorme passo na consideração sistematizada das empresas familiares nacionais.

Ana Paula Marques, coordenadora do relatório

Capa do Relatório Roadmap Empresas Familiares

A Profª Ana Paula Marques, coordenadora do projeto apresentou os principais resultados do relatório. Sendo deveras extenso, saliente-se o detalhe da caraterização das empresas relativamente a elementos como a localização geográfica, faturação, emprego, inovação e internacionalização; recursos humanos e perfil do empresário género, formação; modelo de governance e continuidade; etc., ficando o convite à sua leitura e exploração de acordo com os interesses individuais.

Seguiu-se uma mesa redonda liderada pela empresária Isabel Folhadela Furtado, da Têxtil TMG e com a participação da Ester Silva, Vice-Presidente da CCDRN, Manuel Carvalho da Silva, Diretor do Observatório sobre Crises Alternativas do CES-UC e António Nogueira da Costa, CEO da efconsulting.

Para além das interessantes observações efetuadas, ressalve-se uma de Ester Silva ao salientar a necessidade de se explorar com detalhe os distintos segmentos de empresas familiares e cruzamentos e leituras das múltiplas variáveis trabalhadas.

Mesa de encerramento do Seminário

Este ponto acabou por ser amplamente reforçado por Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP, na mesa de encerramento a que presidiu, ao salientar que com esta abertura da CCDRN, esperava que a UMinho apresentasse um projeto de candidatura para novas etapas do estudo. Este mote foi reforçado pelos restantes membros da mesa: Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, Ricardo Rio e Domingos Bragança, Presidentes das Câmaras de Braga e Guimarães, respetivamente, salientando a enorme importância das empresas familiares para os territórios que administram ou onde estão inseridos.

(Reportagem fotográfica aqui)

Temas para Reflexão:

  • Quando é que as instituições nacionais implementam a definição de empresa familiar adotada pela EU em 2009?
  • O INE não deveria considerar a caraterização das empresas familiares aquando da entrega do IES?
  • Para quando o desenvolvimento de medidas favoráveis à sucessão geracional das empresas familiares?

 

CEO da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, acompanhando numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Orador em seminários, conferências e autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.

Tags: , , , , , , , , , , , ,