Uma organização é um ecossistema que envolve muitas partes interessadas (stakeholders). O caso específico da empresa familiar, este ecossistema inclui a família empresária: elemento distintivo e diferenciador.

O estudo efetuada pela Universidade do Minho, com a colaboração da AEP, Roadmap para as Empresas Familiares – Mapeamento, Profissionalização e Inovação, vai ser apresentado no próximo dia 19 de setembro num seminário internacional a realizar em Guimarães.

O evento integra uma conferência subordinada ao tema “Gobernanza de La Empresa Familiar”, apresentada pelo professor Manuel Bermejo da IE Busines School de Madrid, que abordará temas como:

  • os desafios das empresas familiares pelas suas singularidades: mistura de papéis (empregado, gestor e familiar) e conflitos de interesses, problemas de comunicação, confusão entre o que é empresa e família;
  • os desafios externos das famílias empresárias: digitalização, globalização, encurtamento dos ciclos de negócio, novos paradigmas, os novos e distintos conceitos de família;
  • o governo do ecossistema Empresa e Família: organização, sucessão, a empresa familiar 4.0

De uma forma simplista e redutora, o sistema de governo do ecossistema deve clarificar os papéis de cada interviente e sua interligação, em especial quanto à definição:

  • da visão estratégica da família (Assembleia de Família) e da empresa (Assembleia de Sócio),
  • dos planos estratégicos e de ação para a coesão da família (Conselho de Família) e desenvolvimento do negócio (Conselho de Administração),

da supervisão dos resultados gerados e redefinição de ações ou ajustes aos planos estratégicos.

De uma forma muito mais detalhada a temática será o centro da apresentação e sequente debate, pelo que merece a participação de todos quantos os que se integram ou estão relacionados com as empresas familiares.

O Manuel Bermejo é filho e neto de empresários, tendo desde sempre vivido em ambientes de negócios familiares e assumido cargos de direção em empresas de diversos setores.

No âmbito académico, desde 1992 que que é professor na IE Business School nas áreas de empresas familiares, governo, empreendedorismo, capital de risco e franchising, sendo Diretor Geral dos programas de Empresas Familiares na Unidade de Educação Executiva.

Considerado um dos maiores especialistas em empreendedorismo e negócios familiares, tendo nas duas últimas décadas colaborado com numerosas empresas familiares. É presidente da Family Advisoy Board e um dos principais investigadores e professoras na área de governo de empresas familiares. 

Doutorado em Economia na especialidade de Empresa Familiar, pela Universidade de Granada, com a tese “Uma visão ética dos negócios da família: consequências da manipulação da contabilidade a partir da perspetiva dos acionistas e dos stakeholders da empresa familiar”.

Autor diversos livros de que se salienta os publicados em 2017: Governando a Empresa Familiar e Empresa Familiar: Análise Estratégica.

Temas para Reflexão:

  • Que faz parte do ecossistema da nossa empresa familiar?
  • Como distinguimos os distintos papéis dos diferentes atores?
  • O nível de comunicação do ecossistema é fluído e adequado?

 

Tags: , , , , , , , ,