Uma síntese sobre a necessidade do planeamento sucessório e as novas gerações familiares, sob a forma de 9 pontos delineados por Cilotér Borges

  1. O Mundo do Trabalho tem hoje gerações muito diferentes. Eles estão distribuídos entre: fundadores, nascidos antes de 1945 e Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1963; e os sucessores, que fazem parte das gerações X, Y e Z, nascidos entre 1964 até depois de 1991.
  2. A geração dos fundadores tende a acreditar que os filhos não terão interesse na empresa da família, por se dedicarem a outras áreas e atividades. Porém, os sucessores têm uma visão diferente do mundo e das suas próprias vidas, assim como do modo de trabalho dos fundadores. É importante que ambos concordem com os aspectos de liderança, conceito de trabalho, estudo, tecnologia, relacionamentos afetivos e etc., de forma que a família empresária tenha condições para trabalhar em sociedade, ainda que os filhos se dediquem de forma direta ou indireta na empresa da família.
  3. O crescimento tecnológico encurtará ainda mais os prazos, o que significa uma mudança total na história da humanidade. As capacidades de adaptação e de mudança são muito importantes para que seja possível trabalhar numa sociedade familiar, e elas só serão atingidas se as famílias as entenderem e praticarem.
  4. O mundo tal como percebemos não vai existir mais, desde as formas de comunicação fantásticas nas redes sociais, seja em termos de trabalho como de lazer e interação das pessoas. Temos muitos exemplos que jamais imaginávamos que poderiam acontecer. Uber, que está associado a valores de vida moderna, massividade, flexibilidade, agilidade, que não possui carros e através de uma plataforma digital é possível unir desejo de quem quer prestar um serviço e a necessidade de quem o requer. E o AIRBNB, a empresa com a maior quantidade de lugares para alugar no mundo, que não tem um imóvel.
  5. A continuidade da empresa familiar está ligada à necessidade de crescimento sustentável dos negócios. Tal crescimento só vai funcionar através de sistemas colaborativos e abertos, com interações, transparência e decisões consensuais e não mais unilaterais. Para que ocorra esta unidade e a continuidade da empresa nas mãos do grupo familiar, é necessário criar regras para que a relação FAMÍLIA X PATRIMÔNIO X NEGÓCIO dê certo.
  6. Algumas ações são feitas pela Safras & Cifras juntamente com as Empresas Rurais Familiares para que as relações funcionem. Implementação de Acordos Societários, Código de Conduta, Protocolo Familiar e Fórum Familiar, Estabelecimento de Canais de Comunicação entre os membros da família e Formação dos membros da família, através de Cursos para Sucessores.
  7. Resultados positivos são adquiridos com implementações individuais ou em conjunto, dependendo da família. Estabelecimento de relações societárias sólidas do grupo familiar, definição da entrada e saída de membros da família na empresa, definição dos poderes dos administradores, deveres e obrigações dos sócios com a empresa, controles gerenciais econômicos e financeiros, remunerações e distribuição de resultados, funções dos membros da família que trabalham na empresa, utilização de bens da empresa e preparação para implementação da Sucessão.
  8. O compromisso com a continuidade e crescimento da empresa é necessário. Não apenas através de novos investimentos, mas também preparando de maneira adequada os membros das novas gerações com competência, profissionalismo e espírito societário, o que só ocorrerá através de estruturas de governança que permitem implementar ações. Tais ações terão um impacto importante tanto na continuidade como no crescimento das empresas familiares.
  9. Empresas que não se adaptarem não sobreviverão nas mãos do grupo familiar, mesmo que continuem produzindo, corre o risco de ser através de outros grupos familiares diferentes do da família dos fundadores.

 


Texto original em português / Brasil 

Cilotér Borges Irribarrem

Colaboração da Safras & Cifras

Tags: , , , , ,