Com o objetivo de conhecer as particularidades destas empresas, realizou-se dia 12/12 Workshop Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade, pelas 16h30, na Oliva Creative Factory (antigas instalações da Oliva transformadas num pólo de desenvolvimento de empresas criativas de base industrial e design).

Neste evento foi apresentado o projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas” (roadmapef.ics.uminho.pt) pela investigadora responsável Ana Paula Marques, professora no departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho (CICS.NOVA/ CICS-UMinho).

Foi aqui explicitado o principal objetivo deste projeto que consiste em produzir conhecimento sobre o papel destas empresas na economia local, nacional e internacional. Foram, também, apresentadas as quatro principais ações do projeto, onde estão incluídas a criação do site do projeto, com informações acessíveis relacionadas com a temática, e este ciclo de oito workshops destinado à divulgação dos principais resultados obtidos no âmbito do projeto e ao envolvimento e dinamização das empresas familiares nas iniciativas planeadas.

Foi também dinamizada uma mesa redonda pelo consultor António Nogueira da Costa, representante da empresa efconsulting, com empresários familiares locais.

Fizeram parte deste painel José Vieira, bisneto do fundador da Viarco, cujas origens remontam a 1907, em Vila do Conde, e que se deslocaram para São João da Madeira quando adquiridas em 1931 por  Manoel Vieira de Araújo. Para além dos icónicos lápis, a fábrica produz e lança anualmente muitos outros artigos inovadores, que já podem ser adquiridos na sua loja online.

A interação foi profícua com a participação alargada dos presentes, nomeadamente da Joana Calhau, Bárbara Netos (Calçado Netos) e Carla Relva.

 

Tags: , , , , , , ,