O workshop: “Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade“, decorreu no passado dia 5 de dezembro na sede da Associação Empresarial de Amarante (AEA).

O presidente da AEA, João Pedro Pinheiro, deu as boas vindas aos presentes e manifestou a disponibilidade da associação para apoiar os empresários em tudo o que os possa fortalecer. A continuidade dos seus negócios é obviamente um importante objetivo de toda e qualquer empresa, pelo que é relevante não descurar este importante tema.

A Profª Ana Paula Marques apresentou os grandes objetivos do projeto roadmap das empresas familiares do norte de Portugal, o inquérito em curso e a importância da participação do maior número de entidades possível no mesmo.

Seguiu-se o apresentação do tema “Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade“, por parte de António Nogueira da Costa, onde se caraterizou os negócios familiares e as principais armadilhas que normalmente enfrentam. As diferentes perspetivas focadas serviram de mote ao arranque da mesa redonda com os empresários:

 

Élio Maia e Ricardo Teixeira

Élio Maia da Fundição Alto da Lixa  :  empresa que fabrica uma vasta gama de produtos em aço e ferro fundido, utilizados por indústria de ponta europeia, nomeadamente a ligada aos caminhos de ferro.

Ricardo Teixeira da Rick & Mark:  uma superfície de comércio moderno onde se encontra tudo que é necessário para o lar, em especial  eletrodomésticos, eletrónica e eletrodomésticos (associada da Euronics), bem como no sector de mobiliário e decoração.

Os dois empresários apersentaram as suas experiências pessoais, enquanto membros das famílias empresárias que controlam o capital das empresas e enquanto líderes dos negócios.

Focaram ainda os aspetos positivos e diferenciadores de se ser empresa familiar: adaptabilidade, versatilidade, resiliência e orgulho pelo desenvolvimento e posse do negócio.

Tags: , , , , , , , , , , ,