Existe uma enorme influência na empresa familiar dos valores da família empresária

Os valores da empresa familiar devem ser o reflexo dos principais valores da família empresária. O reflexo destes princípios é um dos principais fatores de diferenciação das outras organizações não familiares.

Aparecendo muitas vezes refletidos na visão, na missão e, de forma mais expressa, na lista dos valores da sociedade, o mais importante é a sua aplicabilidade real no desenvolvimento do negócio.

O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) analisou as respostas dos seus inquiridos sobre a influência dos valores numa série de variáveis. De uma forma genérica o impacto é significativo, salientando-se com maior expressividade:

  • na gestão do negócio e das pessoas;
  • na comunicação;
  • e com menor interferência na publicidade da empresa.

Existindo tão forte correlação, é importante que exista uma supervisão adequada quanto à sua real aplicabilidade e resultados da sua influência.

 

Fundada em 1942, a Sogrape Vinhos tem a ambição de dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses, suportando-se numa visão de longo prazo e na qualidade dos seus vinhos. 

Fruto da visão, do caráter, da capacidade de ver primeiro e mais longe e da personalidade de Fernando van Zeller Guedes, surgiu a 1ª marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé.

Liderada nos dias de hoje pela 3ª geração familiar, possui mais de 800 hectares de área de vinha dispersas pelas principais regiões portuguesas de produção vitivinícola.

O génio visionário do seu fundador e o modo consistente como as duas gerações seguintes da família têm gerido a herança e projetado o futuro estão vertidos nas definições da Missão e dos Valores que a Empresa hoje assume perante todos os stakeholders e a sociedade:

  • Acionistas: Cultura de excelência e crescimento sustentado com rentabilidade do capital
  • Clientes: Compromisso com a melhoria contínua em produtos que satisfação as suas necessidades
  • Consumidores: Produtos inovadores que satisfaçam as suas preferências e garantia de qualidade e segurança
  • Pessoas: desenvolvimento das suas competências e promoção da sua realização pessoal e profissional  
  • Fornecedores: parcerias que privilegiam as relações equilibradas e duradouras 
  • Ambiente: minimização dos impactos ambientais decorrentes da atividade
  • Sociedade: apoio às comunidades onde estão inseridas, respeito pelo património cultural e ética empresarial

Para percecionar a história da Sogrape é necessário revisitar o percurso de desenvolvimento do seu visionário fundador e dos seus sucessores, que souberam prosseguir com rigor e competência, no total respeito pelos valores herdados. 

Temas para Reflexão:

  • Quais são os principais valores da família que pretendemos se reflitam na empresa?
  • Esses valores da família são bem aceites pela organização e seus stakeholders?
  • Como supervisionamos o impacto desta política de reflexo dos valores da família na empresa familiar?

 

Sócio consultor da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, tendo acompanhado numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.
Tags: , , , , , , , , ,