Os valores da família podem influenciar diversas comportamentos da empresa, sendo a publicidade um deles.

A forma como a empresa familiar recorre à publicidade, como um dos meios de comunicação da empresa, é considerada como influenciada pelos valores da família adotados pela sociedade.

O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) decidiu testar esta suposição, pelo que questionou os participantes neste inquérito se consideravam existir tal influência dos valores familiares na publicidade das suas empresas.

Contrariamente a outros impactos já analisados, cerca de 52% consideraram não existir ou ser muito ténue tal relação.

Analisando duma forma mais pragmática, diremos que se tal influência acontece em quase metade das sociedades familiares, tal se deve à forte e declarada ligação existente entre a família e a empresa e, naturalmente, ao desejo da imagem a passar pela empresa ser consentânea com os seus principais valores.

De forma inversa, em sociedades para as quais essa associação família-empresa é menos percetível, não existe uma preocupação acentuada nessa influência na publicidade da empresa.

José Carranca Redondo, fundador da marca Licor Beirão, nasceu a 29/04/1916 para levar todos os portugueses a provarem o seu licor ímpar.

As suas capacidades de visão e de deteção de oportunidades, levaram-no ao lançamento da marca e, em especial, a enfrentar tudo e todos para comunicar de forma distinta: nos anos 50 colocou painéis publicitários que afixou nas estradas de todo o país (tabuleta de madeira, com um pássaro e a Serra da Lousã no fundo).

Cem anos depois do seu nascimento (e 12 anos após o seu falecimento, a família Redondo e a empresa familiar, homenagearam o o seu fundador desenvolvendo diversas iniciativas:

  • 1 novo produto Beirão d´Honra – uma receita especial, com aguardente vínica envelhecida, numa edição limitada;
  • 1 cerimónia na Quinta do Meiral – onde os amigos da marca e a comunicação social o ficaram a conhecer e degustaram;
  • 1 concerto de Miguel Araújo – gratuito e aberto a toda a comunidade da Lousã;
  • 100 garrafas para 100 avós centenários – oferta de 100 garrafas a pessoas centenárias.

Este tributo ao fundador é sem qualquer dúvida um excelente exemplo da continuidade do seu espírito inovador, irrequieto e, sem dúvida, diferenciador; ou não fosse dele a frase “A comunicação é tão importante que até a galinha quando põe um ovo cacareja”.

Temas para Reflexão:

  • A publicidade ou comunicação da empresa reflete os valores da nossa família?
  • Como podemos potenciar esta associação dos valores à comunicação?
  • A própria família pode enquadrar-se como um dos elementos da publicidade?

 

Sócio consultor da efconsulting e docente do ensino superior.
Especialista na elaboração de Protocolos Familiares, Planos de Sucessão, Órgãos de Governo, tendo acompanhado numerosas Empresas e Famílias Empresárias.
Autor de livros e centenas de artigos relacionados com Empresas Familiares.

Tags: , , , , , ,