Os valores da família influenciam na gestão global da empresa e são um dos grandes diferenciadores das empresas familiares.

A família empresária, apesar de não ser considerada um stakeholder formal no Código das Sociedades Comerciais português (CSC), influencia a gestão global do negócio da empresa familiar que controla.

O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) comprovou de forma inequívoca esta afirmação: 87,5% dos inquiridos consideraram que essa influência é muito ou total, contra somente menos de 5% a considerar que não existe tal relação.

Esta ação da pode ser exercida por diversas vias:

  • Ao nomear a maioria ou somente gestores da família;
  • Ao definir claramente a visão, missão e valores da empresa ou qualquer sua alteração;
  • Ao sujeitar à aprovação da assembleia de sócios os planos estratégicos, de negócio ou orçamentos.

Esta influência é um fator diferenciador das sociedades de origem familiar, pelo que, numa futura revisão do CSC, se deveria tipificar este tipo de entidades, considerar a família empresária como seu importante stakeholder e definir claramente a forma como esta se poderá relacionar com a empresa.

A Metalúrgica com os seus 121 anos já cruzou 3 séculos e continua em plena e crescente atividade – em 2016 alcançou um crescimento superior a 35% do volume de negócios.

Sendo uma das empresas sócias-fundadoras da AIMMAP, aquando da comemoração do 60º aniversário desta associação, Agostinho Santos, a 4ª geração a liderar a empresa, recebeu um diploma, uma peça comemorativa da ocasião e as felicitações por parte do António Saraiva (Presidente da CIP) e do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Em 2014, este administrador da empresa, numa das suas recorrentes (diárias) passagens pela área de produção, ordenou a paragem das máquinas para anunciar aos trabalhadores que iriam receber uma parte dos lucros anuais.

Uma das colaboradoras mais antigas da empresa, Arlete Coelho, sustenta que a empresa é uma família e que quem trabalha na Metalúrgica “veste a camisola ” e por isso é “recompensado e incentivado”.

Ana e Raquel Santos, a trabalhar na empresa há vários anos, são a voz ativa da 5ª geração.

Preocupam-se com adquirir e sistematizar o conhecimento das pessoas, por forma a assegurar passagens geracionais da liderança e de todas as outras funções relevantes à empresa, assegurando assim uma continuidade deste fantástico e histórico legado.

Temas para Reflexão:

  • Quais são os principais valores da nossa família?
  • Os princípios e práticas da empresa estão em plena consonância com os mesmos?
  • Como asseguramos a sua perceção, assimilação e continuidade na família e empresa? 

 

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