Roadmap das empresas familiares do norte de Portugal

As empresas familiares são a principal fonte de emprego e produção de riqueza de uma nação. Conhecê-las permite diagnosticar a saúde da economia do país e a sua evolução futura.

Os negócios de índole familiar possuem um forte impacto na economia de uma localidade e, consequentemente, nacional e internacional, potenciando ainda a fixação das pessoas em zonas geográficas menos atrativas.

Com o objetivo de conhecer as particularidades destas empresas, realiza-se o Workshop Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade, em Vila Verde, no próximo dia 26 de maio, pelas 09h45, nas instalações da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Verde e Terras de Bouro.

Neste evento será apresentado o projeto Roadmap para as Empresas Familiares Portuguesas (roadmapef.ics.uminho.pt) e dinamizada uma mesa redonda com empresários familiares locais.

Programa do Workshop

09:45 – Receção e entrega documentação
10:00 – Abertura: José Santos Soares, Crédito Agrícola de Vila Verde e Terras do Bouro, Presidente
10:10 – O projeto e seus objetivos: Ana Paula Marques, Universidade do Minho, Professora
10:20 – Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a ContinuidadeAntónio Nogueira da Costa, efconsulting, CEO
10:50 – Mesa redonda e debate: José Rodrigues Pires, Parque Cerdeira, Sócio Gerente; Tadeu Alves, Antunes & Alves, Consultor de Desenvolvimento; José Santos Soares, Crédito Agrícola de Vila Verde e Terras do Bouro, Presidente; António Nogueira da Costa, efconsulting, CEO,
11:45 – Sessão de encerramento
12:00 – Café e network

A participação é gratuita mas limitada, requerendo inscrição em: https://goo.gl/forms/wIlIMVgwVM0llmV32

O Projeto

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) – Polo da Universidade do Minho está a mapear as empresas familiares do Norte do país, com o objetivo de as conhecer e avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional. O projeto “Roadmap para as empresas familiares portuguesas” conta com a parceria da Associação Empresarial de Portugal (AEP), tendo o apoio do programa Norte 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este projeto visa a criação de uma base de dados que permita especificar quantas Pequenas e Médias Empresas (PME), micro ou grandes empresas são familiares e, assim, conhecer melhor o seu contributo para os mercados nacional e internacional. O mapeamento exaustivo desta realidade permitirá destacar o papel das empresas familiares na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais, auxiliando os atores políticos na tomada de decisões relevantes no domínio económico e social.

No quadro das ações previstas neste projeto, encontra-se a organização de um Ciclo de workshops para as empresas familiares da região Norte, distribuída pelas 8 NUT’s, ao longo dos meses de maio a junho, e subordinada a temáticas de interesse estratégico para todas as empresas familiares.

Tags: , , , , , , ,