As PME necessitam de percecionar muito bem e distinguir a Propriedade da Gestão.

A dinâmica de apresentação do Prof Daniel Bessa

Daniel Bessa

Esta foi uma das afirmações da fantástica palestra do Prof. Daniel Bessa, dedicada ao tema “A gestão das PME e o desempenho da Economia portuguesa”, no âmbito do seminário Reinventar a Gestão, que decorreu no salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.

Esta frase ilustra muito bem um dos principais desafios das empresas familiares, para o qual o protocolo familiar pode ser considerado uma excelente vacina de prevenção.

Um outro ponto enfatizado, estava relacionado com a questão de quem é e como chegou à gestão.

A mesa de debate

Carlos Santos, Filipe Azevedo, Carlos Palhares, Paulo Ramalho, Daniel Bessa

Dos três empresários presentes na mesa redonda, dois fundaram as suas empresas já este século:

  • Carlos Palhares, CEO da Mecwide,
  • Carlos Santos CEO da Frato;

ou seja, são empresários numa aceção académica simples: pessoa que identifica uma oportunidade, coloca dinheiro e arrisca.

O outro lidera uma empresa com 75 anos:

  • Filipe Azevedo, CEO da Lucios,

que “herdou” mas, contrariamente à tradição da maldição da 3ª geração que destrói, reinventou a empresa e elevou-a a um novo patamar de competitividade.

Vice-presidente da Câmara M Maia

Silva Tiago

A abertura pelo Vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, enfatizou a nobreza de receber os empresários no salão mais emblemático da edilidade, que são quem tornou a Maia num dos principais concelhos exportadores do país.

Presidente da AEM

Carlos Mendes

Carlos Mendes, presidente da Associação Empresarial da Maia (AEM), também salientou a importância da capacitação dos empresários, num mundo em contínua e muito célere mudança.

Uma das vias de melhor adaptação das empresas e empresários passa pela partilha de conhecimentos e experiências por parte dos mesmos, e que será o foco das “Tertúlias Reinventar a Gestão“.

Apresentação das tertúlias

Paula Rodrigues

Esta dinâmica, apresentada pela Paula Rodrigues,  de empresários para empresários, terá a 1ª ocorrência no próximo dia 4 de maio, na sede da AEM, e será dedicada ao tema “Capitalizar a Empresa”

(os interessados em participar deverão contactar a AEM em www.aem.pt, sendo que o número de participantes será reduzido).

Muito mais se partilhou e havia a dizer, conforme foi constatado e apreciado pela numerosa assistência.

Este seminário – uma promoção da efconsulting e da mistura singular, que contou com a organização da Associação Empresarial da Maia e da Câmara Municipal da Maia – pretende ser o ponto de partida para o lançamento desta filosofia de tertúlias, nomeadamente noutros locais do país em associação com outras entidades organizadoras e que reconheçam valor para os empresários locais.

Assistência do seminário

 

 

 

Tags: , , , , , , , ,