Decisão

A SEC anunciou, por volta das 21h de Lisboa, a rejeição da constituição de um ETF sobre bitcoin proposta pelos gémeos Winklevoss. Entre as razões apontadas estão o risco de fraudes e a falta de regulação em torno da moeda. Este desfecho não é particularmente surpreendente, uma vez que conforme fizemos referência no último texto, as probabilidades atribuídas pela maioria dos analistas a uma aprovação situavam-se entre os 25% e os 35%.

Mercado

Desde o início da tarde que se observava já uma volatilidade fora do normal: os preços da bitcoin oscilaram entre $1170 e $1350, que constituem agora os novos máximos históricos da moeda. Conhecida a decisão, assistiu-se a uma reação em baixa que teve um mínimo fixado nos $975. Nas últimas horas a cotação voltou a corrigir em alta, encontrando-se agora mais estável em torno dos $1100.

Futuro da bitcoin e da sua cotação

O comportamento dos preços, descrito acima, está perfeitamente em linha com as expectativas que também apontámos no último texto. Apesar da maioria dos analistas ter alertado para a baixa probabilidade de aprovação do ETF, o mercado revelava maior otimismo e os máximos históricos que vinham a ser sucessivamente renovados refletem isso mesmo.

Esta pressão vendedora deve-se por isso a uma reação de desilusão por parte de muitos investidores. A verdade é que nas próximas horas ou dias, haverá tempo para refletir e a conclusão deverá ser unânime: os pressupostos fundamentais em que tem estado assente a tendência de valorização da bitcoin no longo prazo não se alteraram. Os ETFs deverão ser uma realidade mais cedo ou mais tarde, mas a moeda nunca precisou deste tipo de fundos para valorizar, uma vez que a procura tem aumentado de forma natural — uma realidade que não se altera minimamente com a decisão de hoje. Entretanto, o smart money (investidores mais experientes e conhecedores) deverá fazer o que normalmente faz: aproveitar correções para reforçar posições, contribuindo assim para uma recuperação dos preços.

Tecnicamente também é possível ver que esta queda na cotação está muito longe de colocar em causa a tendência ascendente de longo prazo:

Tendência de valorização da bitcoin no longo prazo segue intacta

E no curto prazo foi também respeitado o suporte em torno dos $980, que constituem uma correção de 61.8% à subida desde os $751 aos $1350. 38.2%, 50% e 61.8% são as referências de Fibonacci mais comuns, muitas vezes utilizadas pelo mercado como referências de suporte e resistência.

Subida no curto prazo também não ficou para já comprometida

Importa ainda voltar a referir que não era consensual que este fosse o momento certo para que um ETF de bitcoin fosse criado. A elevada volatilidade é um dos fatores que tem levado muitos investidores a não considerarem a moeda como uma real alternativa de investimento. Seria inevitável que a criação de um ETF, pelo menos numa fase inicial, viesse agravar essa questão.

Tags: , , ,