A maternidade implica uma indisponibilidade  que não deve perigar a função que se desempenha na empresa.

8. Sou a responsável administrativa e financeira duma PME que é detida de forma igualitária pelo meu pai e pela minha tia. Como estou grávida de 5 meses o que poderei fazer para assegurar as funções durante a minha ausência? E assegurar a minha função, pois tenho receio que a minha tia pretenda aproveitar o momento para introduzir o meu primo que acaba de se licenciar em economia …

Uma premissa para a continuidade da empresa familiar é a existência de descendência, pelo que os apresentamos as nossas felicitações por estar a iniciar uma nova geração.

Focando-nos no essencial, nos próximos meses deve estruturar e documentar o seu trabalho em partes distintas:

  • as mais simples e rotineiras (pagamentos correntes ou de salários, impostos, controle movimentos financeiros, …) que facilmente poderá formar uma outra pessoa para as assegurar;
  • as que implicam decisões mais ponderadas ou intervenção da gerência (investimentos previsíveis e fontes de financiamento) que poderão ser alvo de uma antecipação ou preparação prévia que, aquando da sua ocorrência possam estar praticamente asseguradas ou concretizadas com o seu auxílio pontual.

Um instrumento complementar, passa por criar uma lista de controlo com as principais ações que têm de ser asseguradas e por quem, deixando a mesma com a gerência no sentido de esta poder supervisionar a sua boa execução.

Não assegurando a totalidade da sua ausência, estes procedimentos minimizarão o impacto da sua ausência e permitirão o seu acompanhamento pontual à distância (afinal já existem muitos meios que o facilitam).

Relativamente ao seu receio e independentemente das questões legais, certamente que a sua tia e primo não vão tirar proveito de uma situação natural, pela qual ela também já passou, para criarem uma duplicação de recursos e um enorme problema à empresa e família.

 

Nota: Este texto faz parte da coluna “Empresas Familiares – Perguntas e Respostas“, publicada no jornal “Metal” de 27 de dezembro de 2015

 

Tags: , , , , ,