As empresas familiares possuem um maior número de mulheres nos seus órgãos de gestão.

Esta é uma das conclusões do estudo da Ernst Young quando analisou algumas das estatísticas globais de negócios e as comparou com os dados que obteve do seu estudo sobre as empresas familiares.

Nesses dados gerais verifica-se que a percentagem de mulheres:

  • presentes nos conselhos de administração é de 12,9%,
  • CEO é de 3,9%.

Os dados das sociedades familiares analisadas refletem que:

  • 22% das equipes de gestão de topo incluem mulheres,
  • 8% dos órgãos de gestão possuem pelo menos metade dos seus membros mulheres.

Numa perspetiva histórica, é possível perceber que a mulher sempre esteve presente nas empresas, onde na maioria das vezes ocupava lugares mais subalternos, menos qualificados, sem acesso ao poder, uma vez que seus papéis de esposa e mãe eram reconhecidamente mais legitimados pela sociedade.

No entanto, a génese de uma empresa familiar está também muitas vezes alicerçada numa mulher, exemplo típico de muitos negócios de comércio ligados às áreas alimentar ou à moda ou, no seu limite, na função de enorme suporte que assume quando o seu marido se dedica à empresa e lhe “entrega” a gestão e todas as atividades ligadas à casa, filhos, … e até apoio em tarefas da empresa.

O que podemos considerar é que, se forem proporcionadas as mesmas condições, as capacidades empreendedoras e de gestão não é dependente do género.

A mulher e a empresa familiar

Grandes marcas da moda internacional em Guimarães e Porto

Em 1983, com a abertura, em Guimarães, da primeira loja para senhora, inicia-se a história da marca com o nome da sua fundadora – Fátima Mendes, a que se seguiria, em 1991, a de homem.

Loja de Guimarães de Fátima Mendes

Loja de Guimarães

A visão desta empresária passava por introduzir em Portugal marcas de moda de grande reconhecimento internacional – Marc Jacobs, Emilio Pucci, Dolce & Gabbana, Gucci, Lanvin, Dsquared2.

Nos anos 1998 e 2002, Fátima Mendes inaugura as suas lojas para senhora e homem na zona do Aviz, no Porto.

Loja do Porto de Fátima Mendes

Loja do Porto

O ano de 2013 destaca-se na vida desta empresária por dois grandes motivos: a abertura 365 dias por ano, 24 horas por dia e com acessibilidade de qualquer parte do mundo, da loja online e porque Fátima Mendes foi homenageada pela Comissão Europeia com o título de Embaixadora para o Empreendedorismo Feminino. Esta rede Europeia é uma organização que tem por fim destacar empresárias bem-sucedidas, contando a sua história em escolas, grupos comunitários, conferências, meios de comunicação, etc., de forma a serem fonte de inspiração para que outras mulheres criem as suas próprias empresas.

Os investimentos desta mulher empresária são reflexo da sua enorme paixão e dedicação, e do apoio e forte empenho diário das suas filhas Sofia e Teresa, que assim asseguram a continuidade futura desta empresa em mãos femininas.

Temas para reflexão:

  • Qual o papel das nossas mulheres na história da empresa?

  • Quais as condições que estamos a proporcionar às nossas filhas?

  • A nossa empresa está preparada para ter uma liderança no feminino?

Tags: , , , , , ,