A Indústria do Futuro foi o tema agregador de 3 dias de trabalho em Amarante.

A tarde do último dia foi dedicada ao setor metalúrgico e metalomecânico, pelo que a AIMMAP era a entidade que melhor a podia dinamizar.

Abertura da tarde dedicada so setor Metalamecânico e Metalurgia na Indústria do Futuro

Mafalda Gramaxo, Diretora Geral AIMMAP

Foi neste contexto que a sua abertura foi realizada pela sua Diretora Geral – Mafalda Gramaxo. Para além das felicitações ao IEP por este evento referiu a importância do setor para a economia nacional e a relevância do concelho de Amarante, onde se encontra instaladas muitas empresas suas associadas.

David Rodrigues, Indústria do Futuro

David Rodrigues, AIMMAP

O David Rodrigues, da AIMMAP, para além de apresentar os números atualizados do setor, de que se salientam os €14,5 mil milhões de exportação (crescimento anual de 5,6%), focou-se e desafiou os presentes a debater uma tendência: a SERVITIZAÇÃO.

Mais do que produtos, os clientes querem a sua utilização.

Uma entidade que desempenha um papel crucial no apoio à indústria é o CENFIM que, ao formar anualmente milhares de alunos para exercerem funções no setor, Susana Graça Moura, Diretora do Cenfim de Amarantefacilita a disponibilidade de mão de obra devidamente habilitada ao trabalho prático.

Estes alunos possuem um índice de empregabilidade muito próximo dos 100% o que reflete a enorme procura das empresas por esta mão de obra qualificada.

 

Susana Graça Moura, Diretora do Cenfim de Amarante

De seguida a efconsulting, subornidado ao tema A Continuidade das Empresas Familiares – Paraíso, Purgatório ou Inferno, apresentou os principais desafios que as empresas familiares, a maioria das que estão no setor metalomecânico e metalúrgico, costumam enfrentar. Sendo uma das melhores tipologias de empresas que existem, pela sua enorme capacidade de resiliência, ao longo da sua vida acabam por viver situações de autêntico paraíso, outras que se assemelham mais ao purgatório e, com menos regularidade, momentos que se parecem com as imagens que temos do inferno.

António Nogueira da Costa, efconsulting, A Indústria do Futuro

António Nogueira da Costa, efconsulting

O ideal é pois estar preparado para conviver com o que de melhor existe e preparar-se para enfrentar e ultrapassar as situações mais delicadas, no sentido de assegurar a continuidade da empresa ao longo de muitas gerações.

 

Tags: , , , , , , ,