Coelima: Negócio familiar saltou fronteiras com têxteis lar de topo

Lameirinho logoA família Coelho Lima conduz os destinos da Lameirinho há 68 anos e é responsável, atualmente, por 680 postos de trabalho diretos e outros tantos indiretos. É a partir do coração do Vale do Ave, mais concretamente em Pevidém, no concelho de Guimarães, que esta empresa de têxteis lar exporta para mais de 30 países e fatura mais de 50 milhões de euros.

Lameirinho Agatha Ruiz de la PradaÉ um exemplo claro de um negócio de família com forte impacto fora do país. A prová-lo está o facto de 90% da produção destinar-se à exportação. Apresenta-se no mercado através de marcas de referência internacional em regime de private label (a Zara Home, do grupo Inditex, é apenas uma delas), marcas próprias (Lameirinho, Home Attitude, Asa e Hierb) e licenciadas (Agatha Ruiz De La Prada, Purificación Garcia, Antonio Miro e Namorar Portugal), via online e plataformas como a La Redoute e a Amazon.

Especialmente conhecida pelos seus lençóis, e a título de exemplo, é nesta empresa que é fabricada, por exemplo, a roupa de cama para hotéis de renome internacional e nacional como o Ritz, Marriot, Sheraton, InterContinental, Troia Resort ou mesmo para os quartos dos barcos da Douro Azul.

Os destinos da Lameirinho são já conduzidos pela terceira geração da família. Paulo Coelho Lima, neto do fundador, é um dos administradores da empresa e o seu pai, Albano Coelho Lima, é presidente do Conselho de Administração. Uma das vantagens que esta família empresária, que cruza gerações, consegue imprimir no negócio relaciona-se com a fidelização da carteira de clientes que, em alguns casos, ultrapassa mesmo os 40 anos.

Outro fator de capitalização tem que ver com o constante investimento na empresa, algo particularmente notório nas empresas familiares não sendo esta exceção. Senão vejamos: a fábrica em Pevidém está preparada, ao nível da tecelagem, com 151 teares com capacidade produtiva de 25 km/dia; na área da estamparia tradicional de 20 km/dia; e no ex-líbris do processo – os acabamentos – a capacidade é de 80 km/dia. Os acabamentos podem ser normais, com toque suave, com aloé vera, anti-microbiano, anti-ácaros, easy care ou non iron e são, em muitos casos, o rosto da inovação fruto do departamento de investigação e desenvolvimento (I&D) da Lameirinho.

De olhos postos no futuro, e apesar da já forte presença internacional, o objetivo desta empresa familiar portuguesa passa por alargar a presença territorial, estando, para o efeito, a fazer esforços comerciais para surpreender novos mercados, nomeadamente o Oriente e América Latina.

 

Artigo integrado no âmbito da conferência“Protocolo Familiar: O acordo de família e os instrumentos jurídicos de suporte”, de que a efconsulting é coorganizadora, e decorre no Europarque de Santa Maria da Feira no dia 3 de março de 2016

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