Não pretendendo entrar na análise de muitos conceitos associados à liderança, pretendo focar a minha perspetiva nas que considero serem duas das principais caraterísticas de um líder:

  • acreditar num sonho e a
  • capacidade de mobilizar recursos, em especial pessoas, para a sua concretização.

Para assegurar o nascimento e continuidade das empresas familiares, esta postura tem de estar sempre presente:

  • No nascimento: ao acreditar que a sua ideia merece ser colocada à prova;
  • No desenvolvimento: ao investir na sua dedicação e conseguir captar pessoas que acreditem no seu projeto;
  • Na “velocidade de cruzeiro”: ao adaptar a sua visão à realidade mutante e conseguindo manter a equipa focada na mesma meta e com o mesmo espírito de dedicação
  • No período de transição de liderança: ao criar um ambiente que permita a coexistência “do seu sonho” com “o sonho dos sucessores”
  • Na fase pós sucessão: ao direcionar a sua energia de desenvolvimento de sonhos para outras iniciativas que não a empresa.

Ser líder não é tarefa fácil e, muitas das vezes, implica assumir uma posição solitária e com as inerentes cargas de responsabilidade; contudo também gratificante ao sentir que com a sua influência e colaboração, consegue tornar “sonhos impossíveis” em realidades bem palpáveis.


Belmiro decada 60Em fevereiro de 1938, em Tuías, Marco de Canaveses, nasce Belmiro de Azevedo, sendo o primeiro dos oito filhos de Manuel (carpinteiro e agricultor) e Adelina (costureira). Na escola primária foi aluno onde foi aluno do professor Carlos Andrade, uma das pessoas que mais o influenciou na sua formação (“que exigia muito trabalho, muito rigor, muita disciplina e não tolerava o erro”) e quem convenceu os seus pais para que ele prosseguisse os estudos. Foi para o Porto onde frequentou o liceu Alexandre Herculano e a Faculdade de Engenharia, onde se licenciou em Engenharia Química Industrial.

Antes de terminar o curso (14 anos) começou a trabalhar na empresa têxtil Efanor e, em 1967, assume a função de Administrador Delegado da Sonae. Após este início, a sua carreira confunde-se com a do grupo Sonae que, em 2014, se caraterizava por um volume de negócios de quase 5.000 milhões; mais de 40.000 colaboradores; presença em 67 países e 2.105 instituições apoiadas.
Em paralelo com a atividade empresarial surge, em 1991, a Fundação Belmiro de Azevedo com o fim de desenvolver a política de mecenato da empresa nas áreas da solidariedade, cultura e educação – em 2008, nas antigas instalações fabris onde iniciou a sua principal carreira profissional, surge o Colégio Efanor.
Para além da influência que exerce no grupo e fundação, Belmiro assume a presidência do Conselho de Administração da Porto Business School; é membro do European Advisory Board da Harvard Business School, do International Advisory Board da Allianz AG e do WBCSD – Order of Outstanding Contributors to Sustainable Development.
O seu perfil oficial refere ainda que “ … para além da inteligência, frontalidade e espírito empreendedor, Belmiro de Azevedo é reconhecido também pela sua frugalidade e eficiência, pelo seu sentido de ética, pelo incentivo à inovação constante e pela independência do poder político, valores que cultiva pessoalmente e que estende a toda a cultura do Grupo.”

Temas para reflexão:

  • Em que áreas da empresa é que eu sou mais influente?

  • Qual a minha participação nos meios onde estou inserido?

  • Onde e como poderei colaborar para o desenvolvimento de um contexto mais favorável?

 

Tags: , , , ,