… possui condições de trabalho e conciliação familiar.

Uma das vantagens que se associa ao ser colaborador numa organização controlada por uma família empresária, é a de esta proporcionar umas condições de trabalho que potenciam uma conciliação com a vida familiar. 

Todos sabemos e sentimos que o equilíbrio entre a vida profissional e a vivência familiar pode ser um fator competitivo das sociedades:

  • Como podemos estar concentrados no trabalho se existem enormes dificuldades a serem ultrapassadas em nossa casa ou problemas dos nossos entes queridos?
  • Como podemos estar atento ao que se passa no nosso lar se as nossas preocupações laborais nos acompanham portas adentro e ocupam a mente todo o tempo?

Art 190 condicoes trabalho e conciliar familiarAs respostas ao estudo da Egon Zenhder ilustram uma enorme e relevante discrepância das inquiridos, segundo a sua localização geográfica: os participantes das Américas consideram – mais de cinquenta e quatro por cento, que a empresa familiar possui umas atrativas condições de conciliação da vida familiar e profissional, o que é praticamente o dobro dos seus congéneres das regiões da Ásia e Europa).
Tendo em presente o conceito tradicional de família que impera na Europa, esta divergência é deveras expressiva, pelo que merecia um estudo detalhado e uma reflexão cuidada do porquê de tal ocorrência.

conduril logoA CONDURIL é um grupo de empresas que nasce em 1959, pelas mãos de António Amorim Martins.

A visão de negócio, uma excelente gestão e a capacidade de crescimento, refletem uma das poucas empresas do setor que sempre obteve resultados positivos e distribuiu dividendos aos seus acionistas (com a exceção de muito poucos exercícios).

Com a preocupação de não deixar degradar as condições de vida dos seus funcionários e famílias, quando estes se reformam, em 1989 a empresa criou um fundo de pensões extensivo a todos as colaboradores, e que suporta na sua totalidade.

Ao analisar-se o relatório de Contas de 2014, constata-se que “A CONDURIL – Engenharia, S.A. assumiu compromissos de conceder aos seus empregados prestações pecuniárias a título de complementos de pensões de reforma por velhice ou invalidez. Para cobrir essas responsabilidades a … criou um Fundo de Pensões de benefício … exclusivo para os seus funcionários, cujos encargos anuais, determinados de acordo com cálculos atuariais, são registados em conformidade com a NCRF 28 – Benefícios dos empregados.” O valor do fundo, a 31 de dezembro de 2014, era de 8,2 milhões de euros.
Não é por acaso que, nos últimos anos e por diversas vezes, a sociedade tenha sido eleita uma das melhores para se trabalhar em Portugal, o que também pode ser ilustrado pela elevada percentagem de trabalhadores que estão na empresa há mais de 20 anos.

Esta forma de estar e conduzir a empresa, está em plena consonância com a filosofia da empresa inspirada em Séneca: “Não há ventos favoráveis para quem não conhece o seu rumo”.

 

Temas para reflexão:

  • Que condições de trabalho distintas proporcionamos aos nossos colaboradores?

  • Os trabalhadores reconhecem essas vantagens proporcionadas pela empresa?

  • A estratégia da empresa está em consonância com essas condições?

Tags: , , , , , ,