A empresa de mobiliário de luxo Uníssima, com sede em Soure, no distrito de Coimbra, é um exemplo de como as relações tensas entre pais e filhos na gestão dos negócios podem dar bons frutos. Ana Piquete e o seu irmão Paulo resolveram, há três anos, apostar no lançamento desta marca, mesmo à revelia do pai, empresário há 40 anos no setor do mobiliário e cozinhas de gama média/alta.

unissima“Temos de aprender a lidar com os membros da família. Com o meu pai só funciona se mostrarmos que a nossa ideia está correta e como eu e o meu irmão somos muito ativos, quando ele dá por nós, já concretizamos a ideia”, explicou Ana Piquete, gestora e designer.

“O meu pai não se preocupa com a sucessão, é muito conservador e, para ele, estar em frente a um computador não é trabalho”, acrescentou. Depois de 11 anos na fábrica da família, a forma que teve, em parceria com o irmão, de concretizar as suas ideias, foi criar uma empresa própria que, apesar de ser cliente da firma do pai, funciona de forma independente. Mas há coisas boas a retirar do contacto intergeracional: “Com o meu pai tenho aprendido a responsabilidade de honrar os compromissos”.

 

Publicado no Jornal de Notícias em 2015/11/27, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora, e que decorreu na Coimbra Business Scholl – ISCAC de Coimbra.

Tags: , , , , , , , ,