“Quando criei a empresa, sempre a pensei de forma a que esta tivesse pernas para andar. Por isso, a continuidade foi, e é, um aspeto muito importante para mim”, afirmou Berlamino Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Sirmaf, sirmafempresa que se dedica à construção de máquinas especiais, reconstrução e reconversão e venda de peças e componentes.

Motivo pelo qual, explicou, a sua filha “aos 13 anos já ajudava a tratar das faturas e orçamentos”, aos 15 anos o filho tratava de “lavar peças” e o neto começou a frequentar a fábrica aos 12 meses. Mas tal não chega. “Eu acredito muito no mérito e na consciência. No caso da minha filha e filho eu estive muito atento a perceber se havia ou não competência”, assumiu o empresário.

Com a empresa em funcionamento há 25 anos, e devidamente passados nos testes, os dois filhos acompanham Belarmino na liderança. “Temos um protocolo familiar, algo que foi pensado há já uma dezena de anos e é algo de muita utilidade”, referiu. Ainda sobre os descendentes, e em jeito de despedida humorada afirmou: “Estou descansado, mas atento”.

 

Publicado no Jornal de Notícias em 2015/11/27, integrado no âmbito da conferência“Modelos de bom governo da Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora, e que decorreu na Coimbra Business School – ISCAC de Coimbra.

Tags: , , , , , , , ,