Fundado em 1958, o Grupo Casais está hoje presente em 13 países e opera em áreas como construção, engenharia, ambiente, energia e serviços. Esta empresa familiar vê na “harmonia e coesão entre gerações”, uma das suas principais prioridades. “É importante que a família possa conviver e dar-se bem. Isso vai refletir-se igualmente nos negócios. É assim que perduram os valores e incentivamos os colaboradores”, considera José Fernandes, presidente do grupo.

A terceira geração já começa a entrar no negócio. “Têm de estudar e trabalhar fora para adquirirem novos conhecimentos e competências. Estes gestores do futuro, a par de administradores externos, são importantíssimos para trazer novas ideias e conceitos”, explica.

José Fernandes realça a importância de cada familiar circular pelos vários departamentos da empresa, de modo a ter um conhecimento geral do negócio. Mas não se pense que existe um bilhete de entrada para todos os familiares. “É estudado o perfil da pessoa necessária, e conforme as regras estabelecidas no Protocolo Familiar, há critérios que devem ser cumpridos. Somos muito rigorosos em encontrar as pessoas que precisamos”.

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2015/10/29, integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora

Tags: , , , , , , , , , ,