O Grupo Torrestir nasceu em 1962 e é hoje uma das principais empresas de logística e transportes nacionais, dando emprego a 1600 pessoas. Uma empresa bracarense de cariz familiar, que vai na terceira geração e cujo segredo tem passado, de acordo com o administrador Luís Torres, por uma “gestão profissional acima de qualquer laço familiar”.

O afeto familiar é algo complicado de se lidar e pode colocar em risco o negócio. É preciso ter a coragem de tomar as decisões certas e aproveitar apenas quem for competente. Temos de trabalhar com regras bem definidas e colocar a empresa à frente de tudo”, disse Luís Torres.

Na Torrestir, os cargos não se ganham de mão beijada. “No meu caso, só ao fim de oito anos cheguei a um cargo de gestão. Temos de mostrar valor e competências adequadas para a função que desempenhamos”, refere o responsável. E a porta está também aberta a talentos externos. “Trazem-nos conhecimentos que a família não tem. Em primeiro lugar está a empresa e isso influencia o bem da família”, concluiu Luís Torres, que vê na comunicação interna uma das vantagens competitivas das empresas familiares.

 

Publicado em http://empresasfamiliares.jn.pt  2015/10/29, integrado no âmbito da conferência “A gestão de familiares a trabalhar na Empresa Familiar”, de que a efconsulting é coorganizadora

Tags: , , , , , , , , , ,